Terça-feira, 16 de Abril de 2024


Cotidiano Terça-feira, 24 de Março de 2020, 14:57 - A | A

Terça-feira, 24 de Março de 2020, 14h:57 - A | A

COVID-19

UEMS coloca estrutura à disposição para combater coronavírus

Todos as 15 unidades poderiam ser utilizadas, além da veículos Aquidauana, Dourados e na Capital

Rogério Vidmantas
Capital News

Divulgação

UEMS

Além da unidade de Dourados, UEMS tem outras 14 unidades espalhadas pelo Estado

A Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) colocou à disposição do governo do Estado toda sua estrutura predial para servir de apoio para atividades de enfrentamento e combate à disseminação do coronavírus. A intenção é que as estruturas da Universidade venham atender as necessidades, recomendações e os procedimentos das autoridades sanitárias envolvidas.

 

No ofício enviado ao Governador, a reitoria indica que os prédios das 15 unidades universitárias podem ser utilizados, preferencialmente, como Centros de Apoio ao Combate e Tratamento da Covid-19 junto à população sul-mato-grossense. "Num momento de esforço conjunto entre vários setores da sociedade e instituições públicas e privadas, colocamos à disposição do Governo do Estado toda a nossa infraestrutura para o atendimento às pessoas que precisarem de atendimento, no enfrentamento dessa pandemia", afirma o reitor Laércio de Carvalho.

 

As unidades universitárias da UEMS teriam suas salas de aulas e auditórios adaptadas ao atendimento de doentes, sempre seguindo orientação e protocolos da Secretaria de Estado de Saúde. Os municípios atendidos são os de Aquidauana, Amambai, Campo Grande, Cassilândia, Coxim, Dourados, Glória de Dourados, Ivinhema, Jardim, Maracaju, Mundo Novo, Naviraí, Nova Andradina, Paranaíba e Ponta Porã. O ofício também prevê a disponibilização de automóveis da frota da Universidade para uso nas cidades de Aquidauana, Campo Grande e Dourados.

 

A UEMS já está atuando de forma efetiva no combate à disseminação do coronavírus dentro do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde da Família, vinculado ao curso de Medicina da Universidade. Representada por seus residentes que estão participando de todas as atividades de atendimento emergencial da Secretaria de Saúde de Campo Grande.

 

A vice-reitora, Celi Corrêa Neres, que preside o Comitê de Urgências e Emergências em Saúde da UEMS (CAUES/UEMS) reitera que neste momento emergencial ao qual o mundo todo vivencia, a Universidade se solidariza junto às demais instituições de modo a somar esforços no combate à Covid-19. "Abrimos nossas dependências para a população sul-mato-grossense que venha a precisar de assistência médica. Este é um papel de uma Universidade: atuar em conjunto com a Secretaria Estadual de Saúde, junto com suas atividades correlatas municipais em benefício das pessoas", ressalta Celi.

 

Comente esta notícia


Colunistas LEIA MAIS