Uso da máscara ao ar livre não é mais obrigatório em Mato Grosso do Sul, obrigatoriedade fica apenas em lugares fechados, conforme informou o Presidente do Prosseguir (Programa de Saúde e Segurança na Economia) e secretário estadual de Infraestrutura, Eduardo Riedel, nesta quarta-feira (3) durante a live.
“[...] Nós já não temos essa necessidade, obrigação. Já está posto em nosso decreto, ambientes abertos não têm obrigação de máscara, mas achamos importante manter em ambientes de aglomeração e ambientes fechados. É de cada um, a pessoa que vai ter essa consciência”, disse Riedel.
Com 65% da população imunizada e a queda no número de internações e mortes por coronavírus, o ‘fim das máscaras’ segue em discussão e pode deixar de ser obrigatória nas festas de final de ano. Eduardo ainda relatou que não haverá qualquer tipo de sanção ou punição para quem não utilizar máscaras ao ar livre.
Mato Grosso do Sul tem 64,9% da população com esquema vacinal completo, segundo os dados do Vacinômetro, nesta terça-feira (2) às 10h32. Desta forma, foram 4.051.236 doses aplicadas, sendo 1.955.952 com a primeira dose. 1.588.274 com a segunda dose e 235.025 com a dose única. A vacinação da população total de Mato Grosso do Sul já atinge 77,99% com a primeira dose e 65,15% considerada imunizada por ter tomado as duas doses ou dose única.
Campo Grande ultrapassou a marca de 65% de toda a sua população completamente imunizada contra a Covid-19, o que representa aproximadamente 589,5 mil pessoas vacinadas com as duas doses ou dose única. O índice de cobertura vacinal da Capital é 11% maior do que a média nacional, 54%, e superior também a média estadual, 64%.