Em dezembro, os corações ficam mais sensíveis com as comemorações natalinas, e a saudade aumenta para os brasileiros que vivem no Japão. Um coral formado por mulheres brasileiras residentes no país realizou um evento especial na noite deste sábado (21): um concerto com canções que tocam a alma e refletem a essência do Natal.
As 18 brasileiras, sob a direção da cantora Michel Costa, apresentaram um repertório com melodias em japonês, português e inglês. Quem nunca ouviu Jingle Bell Rock, Noite Feliz ou Oh, Happy Day? Músicas antigas, mas que se tornam atemporais e envolventes nesta época do ano.
“A gente sente, principalmente aqui no Japão, como o Natal não é comemorado como no Brasil. Aqui é um dia comum, em que todo mundo trabalha. Sentimos falta desse momento de compartilhamento, de estar com a família, com os amigos, e também dessa ação solidária”, disse Michele Costa.
O evento foi produzido por Erika Hagimoto e Débora Akama, que integraram o grupo junto com Adriana Hasegawa, Aika Okumoto, Angélica Okumoto, Cristiane Nakamura, Daniele Watanabe, Giovana Yoshimoto, Juliana Nakaguma, Lilia Kimie Era de Oliveira, Luciana Ikeoka, Márcia Akemi, Patrícia Maeyama, Patrícia Sasaki, Priscilla Kajihara, Taciana Tiba, Thayse Hasegawa e Tisae Sanefugi.
O concerto ganhou um toque especial com a participação de músicos renomados: Davi Bellanne (violinista), Edison Maisato (violonista) e Roberto Kazuo Watanabe Yamashita (pianista e violoncelista).
Segundo Débora Akama, o projeto surgiu de um evento anterior, no qual ela, Michele e outras integrantes já haviam se apresentado cantando. Depois de inúmeras conversas, chegaram à conclusão de que poderiam fazer algo maior, não apenas cantar, mas agregar um significado mais humano.
“Eu me sinto realizada e feliz. É um projeto que aconteceu e que não acabou; é uma semente que vai germinar e render muitos frutos”, declarou.
Solidariedade
Mais do que demonstrar os talentos de suas integrantes, o coral “Vozes da Alma” se aprofundou no verdadeiro sentido natalino: o amor ao próximo. O evento trouxe a solidariedade em prol da ONG Meninas dos Olhos de Deus Nepal, que oferece apoio e novas oportunidades a meninas e crianças em situação de vulnerabilidade, além de beneficiar um orfanato japonês.
Obras e itens exclusivos fizeram parte de um sorteio beneficente, e toda a arrecadação foi destinada à ONG. Cada convidado também pôde doar um quilo de alimento não perecível para o orfanato.
“Trazer um pouquinho de acolhimento, esse quentinho no coração que a época natalina nos proporciona, é muito importante”, declarou Erika Hagimoto.
O evento contou com mais de 100 pessoas, entre convidados, apoiadores e patrocinadores.