Campo Grande 00:00:00 Segunda-feira, 27 de Janeiro de 2025


Agronegócio Domingo, 20 de Agosto de 2023, 11:08 - A | A

Domingo, 20 de Agosto de 2023, 11h:08 - A | A

Colheita

Clima foi um ótimo alinhado para beneficiar a produção dos grãos

Expectativa é de uma produção recorde no país

Layane Costa
Capital News

O bom desempenho da colheita de grãos nos últimos meses, foi possível pelo clima favorável ao plantio junto à presença de novos produtores. A opinião é da produtora rural Neusa Patel. O clima, para ela, tem sido favorável para o plantio e uma boa colheita. “Isso favorece uma produtividade maior, os grãos são melhores, se colhem bem, com uma porcentagem alta de grãos bons”.

“Há um número maior de pessoas que, às vezes, deixam da sua atividade que poderia ser somente pecuária para ingressar na agricultura ou acrescentam a agricultura na sua atividade pecuária, então houve uma maior produtividade”, avalia a moradora de Mato Grosso do Sul.

Os dados divulgados pela Campanha Nacional de Abastecimento (Conab) revelam que a estimativa para a produção de grãos na safra 2022/23 é de 320,1 milhões de toneladas, o que representa um aumento de 17,4% com volume de 47,4 milhões de toneladas a mais que o volume colhido no ciclo passado. Conforme o gerente de acompanhamento de safras da Companhia, Fabiano Vasconcellos, esse resultado é reflexo da combinação dos ganhos de áreas e da produtividade das lavouras.

“A produção ela vai ser uma produção recorde no país e isso se confirma porque boa parte das lavouras já tem muita coisa encaminhada para esse resultado recorde e é um momento expressivo principalmente quando se compara a última safra em que houve problemas climáticos, então os principais produtos da agricultura brasileira tiveram um desempenho muito bom”, destaca.

O consultor de agronegócio da BMJ Consultores Associados, Victor Nogueira, acrescenta um outro fator para esse resultado. “Quando a gente tem essa disparidade entre o aumento de área e o aumento de produtividade, a gente tem o que a gente chama de ‘poupa-terra’, porque você consegue aumentar o volume total de produtividade sem precisar aumentar a área na mesma proporção. Você produz mais com menos”, ressalta.

Na opinião do produtor rural, Robson Filho, o Brasil tem condições de superar cada vez mais as suas produções agrícolas a cada ano. “O país possui todas as propriedades para continuar batendo recordes na produção ano após ano. Com a migração da pecuária mais forte nos últimos anos para a lavoura, já que os custos ficaram elevadíssimos sem falar da queda drástica da arroba do boi, os resultados ainda tendem a ser melhores nos próximos anos para o mercado agrícola”, avalia.

Conforme a Conab, a colheita de milho segunda safra ultrapassou 64,3% da área plantada e segue avançando. O volume estimado para a segunda safra de milho poderá vir a ultrapassar as 100 milhões de toneladas — a maior produção já registrada na série histórica. Com o bom desempenho, a colheita total do cereal está projetada em aproximadamente 130 milhões de toneladas, 16,8 milhões de toneladas a mais do que na temporada passada.

Produtos da safra de verão, soja e arroz têm produção estimada em 154,6 milhões de toneladas e 10,03 milhões de toneladas, respectivamente. Para o arroz, mesmo com o clima mais favorável, a redução observada na produção se deve ao plantio de uma área 8,5% inferior.

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS