A 85ª edição da Expogrande foi oficialmente aberta na noite desta quarta-feira (3), no Parque de Exposições Laucídio Coelho, em Campo Grande. Considerada uma das maiores feiras agropecuárias do Brasil, o evento deve movimentar entre R$ 580 milhões e R$ 600 milhões em negócios e atrair mais de 120 mil visitantes ao longo de 11 dias. A cerimônia de abertura contou com a presença do governador Eduardo Riedel, do presidente da Acrissul, Guilherme Bumlai, além de outras autoridades.
Durante o discurso, o governador Eduardo Riedel destacou o papel da Acrissul na projeção nacional do evento. “Independentemente do momento econômico, a Expogrande está sempre presente, sempre lembrando da importância do setor. Temos que ter orgulho de falar que a festa do Estado de Mato Grosso do Sul é uma referência para o Brasil”, afirmou. Riedel também ressaltou que a feira reflete tudo o que acontece no Estado, incluindo agricultura, pecuária, florestas e demais culturas.
O presidente da Acrissul, Guilherme Bumlai, reforçou a relevância da feira para aproximar o agro da população urbana. “Estamos iniciando a edição de número 85, mas a importância está em mostrar para a população urbana todo o trabalho que é feito pelo agro”, declarou. Segundo ele, o evento contará com expositores de todo o Brasil e terá uma programação com 20 leilões. “A expectativa é de uma movimentação na ordem de 580 a 600 milhões de reais”, disse.
Bumlai também destacou que instituições financeiras participam da feira com condições especiais para negócios. “Esperamos que possamos realizar realmente bons negócios”, afirmou. Ele ainda elogiou a estrutura da edição atual, que separa a área de shows do restante do parque. “O projeto funcionou muito bem e deve atrair ainda mais visitantes”, completou.
O secretário de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Semadesc), Jaime Verruck participou da abertura da feira, junto com o governador Eduardo Riedel, e autoridades federais e estaduais, o evento mostra a sinergia entre instituições públicas e privadas, promovendo um espaço de negócios, troca de conhecimento e valorização da produção sul-mato-grossense. “A Expogrande traduz o que é o agro do nosso Estado: tecnologia, sustentabilidade, geração de empregos e valor agregado. É também uma oportunidade de mostrar o ambiente competitivo que oferecemos aos investidores”, finalizou o titular da Semadesc.
Na abertura, foi assinado um termo de cooperação voltado ao desenvolvimento da segurança rural primária, com ações para capacitar produtores e prevenir crimes no campo. A programação da Expogrande segue até 13 de abril, com shows de artistas como Jorge & Mateus, Matogrosso & Mathias, Chitãozinho & Xororó, Matuê e Jota Quest, além de atrações regionais nos palcos gratuitos.