Com o objetivo de promover o conhecimento e a inovação no agronegócio de Mato Grosso do Sul, estimulando o desenvolvimento da produção sustentável e os avanços sociais no campo, a 2ª edição da Ponta Agrotec será realiza de 30 de agosto a 2 de setembro em Ponta Porã. O encontro vai debater "O Futuro da produção leiteira em Mato Grosso do Sul".
A feira conta com uma ampla programação, englobando o 2º Encontro de Produtores de Leite - Rota Sul Fronteira, liderado pelo deputado Renato Câmara, presidente da Frente Parlamentar do Leite no Estado.
Segundo o deputado, a Frente Parlamentar do Leite apoia oportunidades e levanta questões sobre as atividades leiteiras no Estado. “Queremos discutir as ações e as perspectivas do cenário leiteiro atual, de modo a fortalecer a produção de leite do nosso Estado”, comenta.
As atividades leiteiras em MS tem capacidade de produção de 1,34 milhões de litros/dia, mas sofre com a redução de 47% no volume desde 2016, de 338 para 174 milhões de litros/ano. Para mudar essa realidade é necessário o Estado passar por mudanças estruturais que vão da profissionalização da atividade, investimento em tecnologia, entre outros.
Segundo Eder Oliveira, diretor-executivo da APLAI, o encontro traz para perto dos produtores o que ele tem de mais representativo hoje. “Junto ao Governo do Estado, a Assembleia Legislativa fiscaliza e cobra melhorias para o setor da cadeia produtiva do leite, que é hoje o ganha pão de muitos produtores da agricultura familiar”, explica. Com o Encontro, a Frente Parlamentar, liderada pelo Deputado Renato Câmara, sai da Capital e vem para perto do produtor da Região Sul a fim de buscar discutir e ouvir os gargalos desses produtores, ”porque só eles sabem, de verdade, as dificuldades do setor, e assim, juntos, podem buscar melhorias para produzirem com mais tranquilidade”, complementa.
Encontro de Produtores de Leite
O encontro está na programação da Ponta Agrotec que será realizada no dia 1 de setembro das 13h às 175, com palestras e grupos de trabalhos, divididos em seis eixos temáticos: Estradas Vicinais,Logística, Energisa; Nutrição;Genética; Qualidade e Produtividade do leite; Mercado (Representatividade do setor leiteiro) e Financiamentos e Créditos.
Cada eixo terá um facilitador e um Secretário moderando o debate. Os grupos, serão divididos e cada um apresentará cinco propostas dentro do tempo proposto de 30 minutos.
Serviço - Ponta Agrotec
Data: 30 de agosto a 02 de setembro
Horário: 8h às 18h
Local: Majestic Hall
Endereço: Rodovia BR 463, KM 107, Ponta Porã.