A equipe da Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Semadesc) visitou, na última terça-feira (17), a Usina Sucroenergética Adecoagro, localizada em Ivinhema. O grupo, liderado por Rogério Beretta, secretário-executivo de Desenvolvimento Econômico Sustentável, teve a oportunidade de conhecer os processos de produção de álcool, açúcar, bioenergia, biometano e biofertilizantes, que garantem 6.000 empregos diretos na região. A visita técnica foi acompanhada pela direção da usina, que destacou os projetos de biometano e o aproveitamento da vinhaça na produção de fertilizantes.
A Adecoagro se destaca por seu modelo de safra contínua, com 200 mil hectares de cana-de-açúcar plantados e uma biofábrica dedicada ao cultivo de mudas. Na usina, a vinhaça, subproduto da destilação do álcool, é transformada em biometano, contribuindo para uma economia de 30% em fertilizantes. O desenvolvimento de tecnologias para produção de biometano na Adecoagro já soma 15 anos, e entre os projetos em andamento está a construção de um novo posto de abastecimento com capacidade para 18.000 m³ de biometano, além de uma oficina especializada em conversões de veículos para esse combustível.
Rogério Beretta ressaltou a relevância da visita para acompanhar de perto os avanços em energias renováveis na usina. “A Adecoagro tem os melhores índices de energias renováveis do Estado. É um orgulho para o MS uma empresa com estes níveis de eficiência e produtividade”, destacou o secretário-executivo. A frota da usina, composta por veículos pesados e leves adaptados para biometano, demonstra o compromisso com a inovação e sustentabilidade no setor energético.