Campo Grande 00:00:00 Quinta-feira, 14 de Novembro de 2024



Economia Domingo, 10 de Novembro de 2024, 12:13 - A | A

Domingo, 10 de Novembro de 2024, 12h:13 - A | A

Ranking

Abertura de empresas é facilitada em Mato Grosso do Sul

Estado também ficou em terceiro lugar no ranking nacional de liberdade econômica

Elaine Oliveira
Capital News

Mato Grosso do Sul está entre as unidades da Federação que mais facilitam a abertura de empresas, conforme relatório do Ministério do Empreendedorismo, da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte referente ao terceiro trimestre de 2024.

No ranking de dispensa de alvarás e licenças do Corpo de Bombeiros, Vigilância Sanitária e Meio Ambiente, Mato Grosso do Sul aparece em 7º lugar, logo abaixo do Espírito Santo, com 612 atividades liberadas de providenciar essa documentação para constituição da empresa. 

Alvaro Rezende / Governo do MS

Secretario Jaime Verruck   - Suzano

Secretario Jaime Verruck

“Esse conjunto de fatores permite que o Mato Grosso do Sul se destaque nacionalmente na questão da liberdade econômica, proporcionando um ambiente favorável no mercado de trabalho, nos investimentos privados e nas políticas públicas em relação ao desenvolvimento”, afirmou o secretário de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Semadesc), Jaime Verruck.

Em outro estudo divulgado em setembro, o relatório analítico do Índice Mackenzie, Mato Grosso do Sul figurou em terceiro lugar no ranking nacional de liberdade econômica. Apenas São Paulo (6,02) e Espírito Santo (5,72) tiveram desempenhos melhores que o de Mato Grosso do Sul, que obteve 5,40 no Índice Mackenzie.

O Índice Mackenzie de Liberdade Econômica Estadual avalia os gastos do governo, a tributação e a regulação e liberdade nos mercados de trabalho. Os dados são obtidos de fontes oficiais como IBGE, Secretaria do Tesouro Nacional, Ministério do Trabalho e Receita Federal.

O Ranking Nacional do Ministério do Empreendedorismo considera a quantidade de atividades econômicas que são liberadas da emissão de licenças e alvarás do Corpo de Bombeiros, Vigilância Sanitária e organismo ambiental, que no caso de Mato Grosso do Sul, é emitida pelo Imasul (Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul) ou pelos órgãos ambientais municipais quando o licenciamento é descentralizado.

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS