Campo Grande 00:00:00 Quarta-feira, 27 de Novembro de 2024


Economia Quarta-feira, 27 de Novembro de 2024, 11:41 - A | A

Quarta-feira, 27 de Novembro de 2024, 11h:41 - A | A

Infraestrutura

Com várias frentes de trabalho, obra da ponte da Rota Bioceânica avança no Brasil

A obra, que conecta o Paraguai ao Brasil e ao Chile, promete impulsionar o comércio internacional

Viviane Freitas
Capital News

A Rota Bioceânica é uma infraestrutura estratégica que conecta o Paraguai ao Brasil e ao Chile, criando uma via mais curta e eficiente para o comércio internacional, especialmente com a Ásia. O projeto, que inclui a construção de uma ponte internacional sobre o Rio Paraguai, tem gerado grandes expectativas em toda a região, especialmente em Carmelo Peralta. Durante a visita da Ministra de Obras Públicas do Paraguai, Eng. Claudia Centurión, e sua homóloga chilena, Jessica López, o prefeito Silverio Adorno expressou sua gratidão e otimismo com o impacto transformador que essa obra terá para sua cidade.

Município de Carmelo Peralta/divulgação

Com várias frentes de trabalho, obra da ponte da Rota Bioceânica avança no Brasil

..

Adorno destacou que a Rota Bioceânica representa uma oportunidade única não só para Carmelo Peralta, mas para toda a região do Alto Paraguai e do Chaco. Ele enfatizou que a obra trará benefícios econômicos e sociais significativos para a área, um momento esperado por muitos, especialmente pelo legado histórico da Guerra do Chaco. “Essa obra é uma grande oportunidade para todos nós”, afirmou o prefeito.

Embora entusiasmado com o potencial de crescimento, Adorno também sublinhou a importância de um planejamento cuidadoso para gerenciar os impactos do desenvolvimento na cidade. Ele mencionou que já discutiu com o Ministro de Obras Públicas sobre a necessidade de envolver as autoridades locais no processo, garantindo que o crescimento beneficie de forma sustentável a comunidade.

Mopc-PY/ Divulgação

Com várias frentes de trabalho, obra da ponte da Rota Bioceânica avança no Brasil

..

O prefeito também expressou seu apoio ao projeto, destacando que a Rota Bioceânica será fundamental para a integração da América do Sul. “Carmelo Peralta será a porta de entrada do Paraguai. Precisamos trabalhar juntos para aproveitar essa oportunidade para todos os paraguaios”, afirmou Adorno, reforçando a importância da colaboração regional.

Os primeiros impactos positivos já são visíveis, com melhorias na qualidade de vida, novas construções e mais oportunidades de emprego relacionadas à Rota Bioceânica e à ponte internacional. A construção da ponte, que já está 62% concluída, deve ser finalizada até março de 2026. Quando pronta, a infraestrutura vai facilitar o comércio regional e internacional, fortalecendo ainda mais a posição do Chaco paraguaio no cenário econômico global. O ex-governador Reinaldo Azambuja também ressaltou a importância da obra, afirmando: “Vocês viram como está avançada a ponte sobre o Rio Paraguai em Porto Murtinho? Essa obra viabiliza a rota bioceânica, caminho mais curto para a Ásia e torna nossos produtos mais competitivos no outro lado do mundo.”

Álbum de fotos

Mopc-PY/ Divulgação

..

Mopc-PY/ Divulgação

..

Mopc-PY/ Divulgação

..

Município de Carmelo Peralta/divulgação

..

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS