O mutirão da Serasa, que oferece descontos de até 99% para quitação de dívidas, já atraiu 99.474 pessoas em Mato Grosso do Sul desde o início da campanha, em 17 de fevereiro, até 27 de março. Durante esse período, muitas pessoas conseguiram negociar suas dívidas e limpar o nome. A campanha segue até o dia 31 de março, com a possibilidade de firmar acordos até às 23h59 (horário de Brasília).
Segundo levantamento da Serasa, 800 mil pessoas em Mato Grosso do Sul estão endividadas e não têm conhecimento sobre suas pendências. Destas, 300 mil estão negativadas. Para participar, os interessados podem consultar e se cadastrar gratuitamente no site da Serasa ou presencialmente nos Correios.
Este ano, mais de 1.400 empresas estão participando da ação, oferecendo descontos que chegam a 99% e parcelamentos em até 72 vezes. A especialista em educação financeira da Serasa, Tamires Castro, destaca que o processo é simples e acessível, podendo ser feito de forma online ou presencial.
Aline Maciel, também especialista da Serasa, explica que o desconhecimento sobre débitos pode ocorrer devido à falta de monitoramento do CPF/CNPJ, dados desatualizados ou desinformação financeira. Muitas vezes, as pessoas só descobrem as pendências ao tentar realizar um financiamento ou contratar um serviço, quando a dívida já está negativada.