A construção da ponte Bioceânica, que ligará as cidades de Carmelo Peralta, no Paraguai, e Porto Murtinho, no Brasil, está em andamento e já alcançou 30% de execução, de acordo com o último relatório da empreiteira responsável pelo projeto.
Quase todas as 300 estacas que compõem a base da nova ligação internacional foram concluídas em ambas as margens do rio Paraguai. Essas estacas de fundação possuem profundidades entre 33 e 43 metros e diâmetros variáveis de 1 metro, 1,5 e 2 metros, dependendo de sua localização no projeto.
Além disso, já foram construídas 25 cabeceiras nas estacas (19 no lado paraguaio e 6 no lado brasileiro), bem como a ombreira da área de obras de Carmelo Peralta, que corresponde ao viaduto de acesso, com pilares em módulos de alturas parciais.
A ponte Bioceânica é um projeto importante do Governo Nacional e faz parte da rota Bioceânica, permitindo a interação dos portos nos oceanos Pacífico e Atlântico e promovendo o desenvolvimento em vários países da América do Sul.
Com a construção prevista para ser concluída no primeiro semestre de 2025, a ponte terá 1.294 metros de extensão e um investimento de US$ 85 milhões, sendo construída pela Itaipu Paraguai.
A obra já está impulsionando a economia de Porto Murtinho, que se tornará um portal de entrada do corredor internacional. Investimentos privados estão sendo feitos na rede hoteleira, estrutura para caminhoneiros e oficinas, aproveitando o potencial turístico e de transporte que a ponte proporcionará.
Apesar do progresso, há desafios a serem superados, como o acesso à ponte em Porto Murtinho, que será feito pela BR-267, e questões alfandegárias. O secretário de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (Semadesc), Jaime Verruck, aguarda a licitação para essas etapas e acredita que ocorrerá em breve.