Campo Grande 00:00:00 Terça-feira, 14 de Janeiro de 2025


Economia Segunda-feira, 13 de Janeiro de 2025, 16:19 - A | A

Segunda-feira, 13 de Janeiro de 2025, 16h:19 - A | A

Desenvolvimento

Mato Grosso do Sul atrai trabalhadores de todo o país com crescimento no setor florestal

Setor de celulose e florestas plantadas gera milhares de empregos e transforma vidas no estado

Vivianne Nunes
Capital News

Mato Grosso do Sul tem se consolidado como uma terra de oportunidades, atraindo trabalhadores de diversas regiões do Brasil em busca de crescimento pessoal e profissional. O setor de papel, celulose e florestas plantadas, especialmente na região Leste, tem sido um dos grandes motores desse desenvolvimento, proporcionando empregos e qualificação em larga escala.

De acordo com o SIGA-MS (Sistema de Informações Geográficas do Agronegócio), vinculado à Semadesc (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação), a cadeia produtiva florestal no estado gera mais de 14,9 mil empregos diretos e 12 mil indiretos, consolidando-se como um dos principais setores econômicos. Mato Grosso do Sul já possui o maior parque industrial de base florestal do Brasil e registra o terceiro melhor salário médio do país, com aproximadamente R$ 3,4 mil mensais.

Arquivo pessoal

Mato Grosso do Sul atrai trabalhadores de todo o país com crescimento no setor florestal

Naturai do Piauí, Eduardo de Castro Nunes encontrou trabalho em Ribas do Rio Pardo.

O jovem piauiense Eduardo de Castro Nunes, de 20 anos, é um exemplo de como o estado tem transformado vidas. Natural de Teresina e criado em Matões, no Maranhão, ele chegou a Mato Grosso do Sul em busca de melhores condições de vida e encontrou no município de Ribas do Rio Pardo, conhecido como o Vale da Celulose, a chance de reescrever sua história.

“Eu vim para Mato Grosso do Sul atrás de emprego, pois tinha uma vida muito sofrida, sem perspectiva. Aqui, encontrei uma oportunidade de crescimento”, contou Eduardo, que começou como ajudante de floresta e hoje trabalha como operador de trator.

A geração de empregos no setor tem sido expressiva. O Projeto Cerrado, da empresa Suzano, por exemplo, criou 10 mil empregos durante a construção de sua unidade em Ribas do Rio Pardo e, desde o início das operações, em julho de 2024, mantém 3 mil trabalhadores em atividades florestais, industriais e de logística. Já o Projeto Sucuriú, da Arauco, em Inocência, deve gerar cerca de 14 mil postos de trabalho no pico da construção.

Crescimento sustentável e qualificação

O secretário-executivo de qualificação profissional e trabalho da Semadesc, Esaú Rodrigues de Aguiar Neto, destaca o papel do governo estadual no fortalecimento do mercado de trabalho e na formação de mão de obra qualificada.

"Nosso estado está em um momento único, sendo o primeiro em investimento público no Brasil e o terceiro em crescimento econômico. Já ofertamos mais de 270 mil vagas em cursos de qualificação e muitas mais virão em 2025. As oportunidades estão abertas para todos", enfatizou Esaú.

A percepção é compartilhada pela diretora-presidente da Funtrab, Marina Dobashi, que ressaltou a atratividade crescente do mercado sul-mato-grossense:

"O estado tem se mostrado cada vez mais atrativo, especialmente com a expansão de setores estratégicos como agroindústria, comércio e serviços. Muitos trabalhadores que vêm de fora acabam construindo suas vidas aqui."

Além das conquistas profissionais, Eduardo também encontrou o amor em Mato Grosso do Sul. Ele conheceu a estudante corumbaense Lauriana Souza Pereira, de 26 anos, com quem compartilha novas experiências de vida.

Lauriana, que cursa o terceiro ano de Turismo na UEMS (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul), destacou o impacto positivo da troca cultural com Eduardo e como as oportunidades no estado têm transformado sua jornada acadêmica e profissional.

"A cultura corumbaense é muito rica, com o Banho de São João, o Carnaval e diversas outras manifestações. Escolhi Turismo porque quero valorizar essa identidade local e já tive experiências em eventos como o Festival América do Sul", contou.

Já Eduardo, agora integrado ao estado, sonha em continuar estudando e pretende ingressar em um curso de Geografia ou Física. "Sempre me interessei por Física Quântica, é um sonho de infância", revelou o jovem, agora parte da crescente força de trabalho sul-mato-grossense.

Oportunidades que transformam

O desenvolvimento de Mato Grosso do Sul tem se destacado não apenas pelos investimentos industriais, mas pelo impacto positivo que gera na vida de quem escolhe o estado para viver e trabalhar. Com políticas de qualificação e geração de empregos alinhadas ao crescimento econômico, o estado se posiciona como um dos principais destinos para quem busca novas oportunidades e qualidade de vida.

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS