Campo Grande 00:00:00 Quinta-feira, 31 de Outubro de 2024


Economia Quinta-feira, 31 de Outubro de 2024, 09:22 - A | A

Quinta-feira, 31 de Outubro de 2024, 09h:22 - A | A

Trabalho

Mato Grosso do Sul vive expansão histórica com milhares de vagas e qualificação profissional gratuita

Empresas e governo investem em capacitação para acompanhar crescimento econômico do estado

Vivianne Nunes
Capital News

 Mato Grosso do Sul está vivenciando um dos momentos econômicos mais prósperos de sua história, com investimentos estratégicos em infraestrutura, logística e setores produtivos que impulsionam o desenvolvimento regional. Além da geração de emprego e da valorização de mão de obra qualificada, o estado destaca-se com uma das menores taxas de desocupação do Brasil, marcando 3,3%, enquanto a média nacional é de 7%. Segundo a Funtrab (Fundação do Trabalho de Mato Grosso do Sul), o estado possui cerca de 5.400 vagas de emprego em mais de 500 ocupações, reforçando o ambiente favorável para o mercado de trabalho.

Para acompanhar esse ritmo de crescimento, empresas e o Governo do Estado investem em programas de qualificação profissional gratuitos em diversos setores. Com um investimento de R$ 75 bilhões apenas no setor de celulose e cerca de R$ 6 bilhões na bioenergia para os próximos anos, Mato Grosso do Sul tem oferecido treinamentos que atendem as necessidades do mercado. “O estado está num momento de atratividade indiscutível, e as pessoas precisam enxergar as oportunidades que hoje estão passando diante de seus olhos. Há uma onda gigante de chances, mas é preciso romper esta inércia, pois novas profissões e funções irão surgir rapidamente e depois se estabilizarão neste novo cenário econômico”, destaca o secretário-executivo de Qualificação Profissional e Trabalho da Semadesc (Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação), Esaú Rodrigues de Aguiar Neto.

A oferta de capacitação abrange cursos técnicos e qualificação para profissões transversais, como técnico em manutenção industrial, que são amplamente requeridas por diversas empresas. “Na transversalidade industrial, existem profissões que atendem todas as empresas, como a de técnico em manutenção industrial, em que a empresa molda este funcionário conforme sua particularidade”, complementa Aguiar Neto. Para os interessados em se especializar, uma das oportunidades é o Programa Voucher Transporte, que custeia a troca de categoria da habilitação para motoristas, uma profissão de alta demanda com absorção praticamente imediata pelas indústrias do estado.

Em parceria com a Secretaria de Estado de Educação e o Senac, o governo também desenvolveu o programa Voucher Desenvolvedor, voltado para a formação de jovens na área de Tecnologia da Informação. Atualmente, 13 turmas com 288 alunos estão no segundo semestre da formação técnica, com 80 novos alunos iniciando cursos em Corumbá, Ponta Porã e Três Lagoas. “As empresas instaladas aqui possuem muita tecnologia embarcada dentro de seus processos produtivos, então estamos investindo na qualificação desses jovens para atender a essa demanda”, reforça o secretário.

Mercado em crescimento e exemplos de superação
O crescimento econômico e as oportunidades de capacitação vêm transformando a vida de trabalhadores como Gilaine Aparecida Silva de Oliveira, de 37 anos, que trabalha na Eldorado Celulose há 10 anos e agora cursa tecnólogo em Gestão de Recursos Humanos. “A Eldorado me proporcionou muitas coisas, desde suprir as necessidades de casa até mesmo a saúde dos meus filhos. Não tem coisa mais gratificante do que entrar numa loja e poder comprar algo para eles. Sou mãe solo e consigo dar todo o suporte para meus filhos por meio do meu trabalho”, conta Gilaine, orgulhosa.

O advogado Wander Medeiros da Costa destaca ainda as vantagens de uma contratação formal: “Este modelo de vínculo empregatício permite ao colaborador um sistema de segurança do trabalho, que é regulamentado pelo Ministério do Trabalho, além de benefícios como FGTS, férias remuneradas, 13º salário e o INSS, que assegura cobertura em caso de acidente ou afastamento”, explica Costa.

Para o analista de segurança patrimonial Jehiel Barbosa Sandoval Júnior, que chegou a Três Lagoas há 12 anos e integra o quadro efetivo da Eldorado desde 2014, o apoio da empresa foi fundamental para seu crescimento. “Eu não imaginava que ia chegar onde cheguei. Tive que aprender muita coisa e a empresa sempre esteve ao meu lado nesse processo”, relata Jehiel.

Com foco em segurança alimentar, transição energética, sustentabilidade e inclusão social, o Mato Grosso do Sul fortalece políticas públicas nos eixos "digital, verde, próspero e inclusivo". A iniciativa vem consolidando o estado como um dos mais promissores para negócios e desenvolvimento pessoal, destacando-se no cenário nacional e oferecendo à população novas oportunidades de qualificação e crescimento profissional.

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS