Campo Grande 00:00:00 Sábado, 28 de Dezembro de 2024


Economia Sexta-feira, 27 de Dezembro de 2024, 11:19 - A | A

Sexta-feira, 27 de Dezembro de 2024, 11h:19 - A | A

PIS/PASEP

Prazo para saque do abono salarial termina nesta sexta-feira

O abono salarial pode chegar a um salário mínimo, atualmente fixado em R$ 1.412

Viviane Freitas
Capital News

Se você tem direito ao abono salarial do PIS (Programa de Integração Social) ou Pasep (Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público), é importante se apressar. O prazo para realizar o saque do benefício encerra-se nesta sexta-feira, dia 27.

O abono salarial pode chegar a um salário mínimo, atualmente fixado em R$ 1.412, mas o valor pago é proporcional ao tempo de serviço do trabalhador no ano-base considerado. Os saques podem ser realizados nas agências da Caixa Econômica Federal (CEF) e do Banco do Brasil, dependendo do programa ao qual o trabalhador está vinculado.

De acordo com o calendário da Caixa Econômica Federal, valores não sacados dentro do prazo serão devolvidos ao Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT). No entanto, o benefício ainda poderá ser resgatado posteriormente por meio de canais de atendimento do Ministério do Trabalho.

**Quem tem direito ao benefício:**
- Trabalhadores cadastrados no PIS/Pasep há pelo menos cinco anos;
- Quem recebeu remuneração mensal média de até dois salários mínimos de empregador contribuinte do PIS/Pasep (com CNPJ) durante o ano-base considerado;
- Aqueles que exerceram atividade remunerada por pelo menos 30 dias, consecutivos ou não, no ano-base apurado;
- Trabalhadores com dados informados corretamente pelo empregador na Relação Anual de Informações Sociais (RAIS) ou no eSocial do ano-base em questão.

Se você atende aos critérios e ainda não realizou o saque, é fundamental verificar sua situação o quanto antes e garantir o recebimento do benefício dentro do prazo.

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS