Campo Grande 00:00:00 Segunda-feira, 23 de Dezembro de 2024


Economia Quarta-feira, 23 de Agosto de 2023, 14:12 - A | A

Quarta-feira, 23 de Agosto de 2023, 14h:12 - A | A

Estabilidade

Produção industrial de Mato Grosso do Sul mantém tendência de crescimento

Sondagem industrial revela aumento de empresas com estabilidade ou crescimento na produção

Odirley Deotti
Capital News

A indústria sul-mato-grossense mostrou sinais positivos no panorama econômico ao comparar os meses de junho e julho de 2023. De acordo com a Sondagem Industrial realizada pelo Radar Industrial da Fiems, um maior número de empresas registrou estabilidade ou crescimento na produção no Estado. Nesse levantamento, 79% das empresas do setor apontaram estabilidade ou crescimento, marcando uma elevação de 14 pontos percentuais em relação ao mês anterior.

A utilização da capacidade instalada também revelou números otimistas, com 76% dos empresários industriais declarando que ela se manteve igual ou acima do usual para o período. Enquanto isso, a utilização média da capacidade total de produção atingiu 74%. Ezequiel Resende, economista-chefe da Fiems, ressalta que o índice de confiança apresentou um aumento de 3,8 pontos, indicando a confiança renovada dos empresários em relação ao futuro de suas empresas.

O índice de intenção de investimento, que subiu 6,4 pontos, demonstra uma postura mais positiva por parte dos empresários industriais em relação aos investimentos nos próximos seis meses. Quanto às perspectivas futuras, 43% dos participantes preveem estabilidade na demanda por seus produtos, enquanto 40% acreditam que essa demanda aumentará.

Em relação ao emprego, a maioria (75%) espera que a quantidade total de funcionários permaneça inalterada, enquanto 14% planejam aumentar o número de colaboradores nos próximos seis meses. Quanto à aquisição de matérias-primas, 56% esperam manter o volume atual, enquanto 29% têm planos de aumentar suas compras no período.

A pesquisa foi realizada pelo Radar Fiems entre os dias 1 e 9 de agosto, com entrevistas em 63 empresas de diferentes segmentos, entre eles produtos alimentícios, metalurgia, máquinas e equipamentos, produtos químicos, produtos têxteis e diversos outros setores.

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS