Quarta-feira, 17 de Setembro de 2008, 11h:19 -
A
|
A
Bunge compra usina de álcool em Ponta Porã
Lucia Morel - Capital News (www.capitalnews.com.br)
A usina de álcool e açúcar Monteverde, que está sendo construída em Ponta Porã foi comprada pela Bunge Alimentos S/A, que agora detém 60% das ações da indústria. O anúncio foi feito ontem pela empresa. O atual empresário da usina, Flávio Wallauer, da Agro-energética Monteverde detém agora apenas 40% da indústria.
Conforme informações da Bunge, a usina deve entrar em operação em maio de 2009 e segundo a prefeitura de Ponta Porã deve gerar cerca de 300 empregos diretos. A capacidade de moagem da indústria vai ser de 1,4 milhão de tonelada de cana por ano e dentro de quatro anos, espera-se que esse total seja elevado para 4,5 milhões.
Com esta aquisição, a Bunge passa a controlar duas usinas no país. A primeira, a Santa Juliana, no Triângulo Mineiro, foi adquirida pela companhia em 2007. O grupo também tem projetos "greenfield" (construídas a partir do zero) em Tocantins.
Com sede no Rio de Janeiro, o grupo Bunge planeja fazer investimentos de 3 bilhões na área de biocombustíveis em todo o país. Atualmente são oito projetos de usinas sucroalcooleiras na Bahia, Piauí, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. Procurado, o grupo não retornou as ligações.
A construção da usina em Pota Porã começou este ano e o anúncio do empreendimento, que custará cerca de R$ 300 milhões foi feito em julho do ano passado.