As exportações de filé de tilápia em Mato Grosso do Sul no mês de março deste ano chegaram a 80 toneladas. É o dobro em comparação ao mesmo período de 2019. Os dados foram divulgados pelo Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços.
O crescimento nas exportações de tilápia sul-mato-grossense é reflexo de investimentos para a implantação de indústrias e da oferta de produtos com qualidade – também reconhecida localmente. Seguindo o ritmo das exportações de pescado, a expectativa é de vendas aquecidas também no mercado interno durante a Semana Santa.
“A melhora relativa do preço pago ao produtor e as orientações de nossos técnicos aos piscicultores são os principais pontos que surgem na Páscoa”, explica o coordenador de Assistência Técnica e Gerencial em Piscicultura do Senar/MS, André Nunes.
“Embora o cenário seja de incertezas, devido à covid-19, tradicionalmente a população compra mais peixe nessa época do ano. Os preços de mercado para vendas estão bons. O cenário atual, apesar de sensível, se mantém melhor do que meses anteriores”, avalia.