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Do Zero ao Sucesso Quinta-feira, 23 de Janeiro de 2025, 11:52 - A | A

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Coluna Do Zero ao Sucesso

Empreender é o sonho de 48 Milhões de brasileiros; tire seu negócio do papel em 2025

Por Luisa Pereira

Da coluna Do Zero ao Sucesso
Artigo de responsabilidade do autor

Criar o próprio negócio tornou-se uma alternativa para milhões de brasileiros em busca de uma fonte de renda, com diversas possibilidades de setores a serem explorados

Reprodução/Freepik

ColunaDoZeroAoSucesso

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Em meio a um cenário de incertezas na economia brasileira, empreender surge como uma alternativa para gerar renda e conquistar independência financeira. Essa tendência ganhou força nos últimos anos, estimulando o comércio em todas as regiões do país.

Nesse contexto, dados do Monitoramento Global do Empreendedorismo (GEM) indicam que empreender é um objetivo pessoal para 48 milhões de brasileiros.

Entre os setores com maior potencial no Brasil, o de restaurantes se destacou em 2024, além do crescimento dos serviços de delivery, que continuam a se consolidar como uma tendência promissora para os próximos anos.

Brasil registrou 2,8 milhões de pequenas empresas fundadas em 2024

Dados divulgados pelo Sebrae apontam um cenário promissor para novos negócios, com a criação de 2,8 milhões de pequenas empresas em 2024.
Atualmente, o Brasil oferece incentivos para micro e pequenos empreendedores, que, mesmo enfrentando desafios econômicos, veem no empreendedorismo uma alternativa para superar dificuldades e gerar renda.

Com 61% das novas empresas, o setor de serviços lidera entre os empreendimentos. Além disso, segmentos como comércio, indústria e alimentação também são oportunidades consideradas atrativas.

Empresas independentes dominam o setor de restaurantes

Uma pesquisa da Associação Nacional de Restaurantes (ANR) destaca o protagonismo dos empresários independentes, com até três unidades, que representam 74% dos estabelecimentos do setor, enquanto as grandes redes respondem por 26%.

Apesar das adversidades econômicas, mais da metade dos restaurantes registraram lucros no primeiro semestre de 2024, em comparação ao ano anterior.

O formato de delivery também se consolida como uma tendência, com 32% das empresas indicando que ele representa mais de 50% de seus lucros. Essa perspectiva abre possibilidades para expansão ou até mesmo negócios com foco nesse modelo.

Com o crescimento do serviço de entregas, o segmento tem recebido atenção, inclusive com formas de como abrir uma franquia de delivery.

Cozinhas para delivery são mais de um terço dos restaurantes do iFood em São Paulo

As cozinhas para delivery, conhecidas como dark kitchens, operam de maneira exclusiva para atender pedidos para entrega, sem espaço físico para clientes.
Em São Paulo, elas já correspondem a 35% das opções disponíveis no iFood, segundo o relatório Exploring Dark Kitchens in Brazilian Urban Centres.
Esse modelo atrai novos empreendedores ao permitir a otimização de custos e o redirecionamento estratégico de investimentos para outras áreas do negócio, entre outros aspectos.

Quanto custa abrir uma franquia de delivery?

Os custos para abrir uma franquia de delivery variam entre R$ 10.000 e R$ 150.000, dependendo de fatores como segmento, marca e localização. Os lucros podem levar até 12 meses para aparecer, embora um planejamento bem estruturado possa reduzir esse período para até seis meses.

Como abrir uma franquia de delivery?

Para abrir uma franquia de cozinha voltada para o delivery, existem alguns passos que podem tornar o planejamento do processo mais eficiente.

● Pesquise as opções disponíveis: priorize marcas consolidadas e com potencial de crescimento.
● Escolha uma franquia alinhada ao seu perfil: Prefira opções relacionadas ao seu interesse, seja fast food ou comida saudável.
● Analise o franqueador: avalie informações como taxas, royalties e suporte oferecido.
● Experimente como cliente: conheça os diferenciais e pontos de melhoria da franquia.
● Converse com outros empresários e estude a concorrência: entenda o mercado e os desafios do setor.
● Escolha um ponto comercial estratégico: para delivery, o local deve ser acessível aos entregadores e alcançar um público amplo.
● Leia o contrato com atenção: analise o contrato de forma rigorosa, preferencialmente com orientação jurídica.

Empreender é o caminho encontrado por milhões de brasileiros que enfrentam dificuldades financeiras no país. Nesse sentido, o setor de delivery no mercado de restaurantes se tornou um modelo promissor para o futuro.

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