Segunda-feira, 11 de Fevereiro de 2008, 09h:12 -
A
|
A
Ferroeste dará novo impulso ao setor produtivo do Estado
Redação Capital News (www.capitalnews.com.br)
Criada em 15 de março de 1988, a Estrada de Ferro Paraná Oeste S.A. - Ferroeste, é uma empresa de economia mista, vinculada a Secretaria dos Transportes por ser o Estado do Paraná. A empresa detém a concessão para construir e operar uma ferrovia entre Guarapuava (PR) e Dourados (MS), e servindo o Oeste e extremo Oeste paranaense, Mato Grosso do Sul, Paraguai e norte da Argentina.
A expandi-la em Mato Grosso do Sul é um dos objetivos do governador André Puccinelli, que recentemente foi recebido em audiência pela ministra da Economia Dilma Rousseff, juntamente com os governadores Roberto Requião (PR) e Luiz Henrique (SC) interessados na execução do projeto.
Conforme informações do secretário de Estado de Obras Públicas e de Transportes, Edson Giroto, a liberação dos recursos financeiros para assegurar a execução do projeto de expansão da Ferroeste no Estado é só uma questão de tempo.
Ainda conforme o secretário, o escoamento da produção sul-mato-grossense através da via férrea, além de baixar o custo do frete para os produtores que exportam para os grandes centros consumidores do País e do exterior, refletirá de forma positiva no aumento da vida útil do asfalto que cobre as rodovias federais e estaduais atualmente utilizadas para o transporte da produção grãos, principalmente.
O novo corredor da Ferroeste reivindicado é um conjunto de trechos que vão ligar os municípios de Maracaju, Dourados e Mundo Novo até o Porto de Paranaguá, passando por Guaíra, Cascavel e Guarapuava. Atualmente, a Ferroeste tem 248 quilômetros e liga as regiões Oeste e Central do Paraná.
A extensão da Ferroeste deve atrair mais cargas do Mato Grosso do Sul e de Santa Catarina e abrir mais uma porta de entrada para produtos do Mato Grosso e do Paraguai até o Porto de Paranaguá.
A construção de um trecho de 130 quilômetros da Ferroeste está prevista no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), principal ação na área de infra-estrutura do governo federal. Assessores da Casa Civil disseram, segundo André Puccinelli, que a obra desse trecho, no entorno de Guarapuava (PR), poderá começar a ser executada em breve. O governador disse não ter previsão do início das obras.