Na Semana da Indústria, que será comemorada de 25 a 31 de maio, a Fiems destaca a força do setor em Mato Grosso do Sul com 7,2 mil estabelecimentos responsáveis pela geração de mais de 84 mil empregos diretos e formais. Além disso, dados do Radar Industrial da Fiems apontam que, apesar da crise financeira mundial, as indústrias dos segmentos sucroalcooleiro, mínero-siderúrgico, alimentício e de bebidas, construção civil, têxtil e vestuário e de celulose e papel foram responsáveis pela geração de 3.789 novas vagas de trabalho e pela exportação de 219,2 mil toneladas de produtos de janeiro a abril deste ano.
“Temos de evidenciar o esforço e a persistência dos empresários do setor industrial em superar limites e vencer as dificuldades provocadas pelos reflexos da crise financeira mundial no Estado, o que tem permitido uma extraordinária reação da nossa economia com a manutenção da produção e dos empregos”, analisou o presidente Sérgio Longen, cuja Diretoria completa dois anos de gestão no próximo dia 27 de maio, informando que esses dados vão melhorar ainda mais com a previsão do início de operação de sete novas usinas de álcool ainda neste ano com a geração de mais 10,5 mil novos empregos.
Segundo Sérgio Longen, ao lançar no mês passado um conjunto de ações, com investimento de R$ 35 milhões pata atender 86 mil pessoas e mais de 800 empresas, a Fiems cumpre seu papel estratégico de manter apoio integral à produção e reforçar este grande movimento de reação do setor industrial. Ele ressalta que, atualmente, o PIB Industrial já lidera em 19 municípios do Estado, superando o PIB Agropecuário em Campo Grande, Três Lagoas, Dourados, Corumbá, Nova Andradina, Naviraí, Bataguassu, Sidrolândia, Ponta Porã, Aparecida do Taboado, Anastácio, Cassilândia, Caarapó, Batayporã, Bodoquena, Fátima do Sul, Mundo Novo, Eldorado e Ladário.
Programação
Para celebrar os sinais de recuperação do setor industrial no Estado, a Fiems programou uma extensa agenda em Campo Grande e Dourados, que inclui uma vitrine tecnológica, lançamento do novo site unificado dos sindicatos industriais, palestras, workshop e missão empresarial ao Paraguai. Além disso, na manhã da próxima quarta-feira (27/05), o auditório térreo do Edifício Casa da Indústria vai receber a Sessão Itinerante da Câmara Municipal de Campo Grande, quando será celebrado acordo de cooperação entre a Casa de Leis e o Sistema Indústria para acompanhamento e contribuições das ações legislativas ligadas ao setor da indústria.
Na prática, o acordo de cooperação vai defender os interesses da indústria, buscando a adoção de políticas que favoreçam o bom desenvolvimento dos negócios, a competitividade da economia e, portanto, os níveis de bem estar da sociedade campo-grandense. Caberá à Câmara Municipal, remeter à Fiems todas às proposições legislativas protocoladas que sejam diagnosticadas de interesse da indústria e permitir o cadastramento de acesso de até dois representantes, sendo um titular e um suplente, para que possam acompanhar livremente os trabalhos realizados na Casa de Leis. (Com informações da Fiems)
Já a Federação vai atuar junto à Câmara Municipal coletando e disseminando informações relevantes sob o ponto de vista político, macroeconômico e setorial que possam afetar as expectativas e os negócios do setor industrial de Campo Grande. Além disso, a Fiems vai defender os interesses do setor industrial de forma a garantir que as decisões tomadas na Casa de Leis não se transformem em obstáculos à eficiência e eficácia do setor produtivo de Campo Grande.