A secretária de Estado de Desenvolvimento Agrário, da Produção, da Indústria, do Comércio e do Turismo (Seprotur), Tereza Cristina Corrêa da Costa Dias, recebeu hoje (13), pela manhã, uma missão sul-coreana com o objetivo de apresentar as potencialidades do Estado, especificamente, da região de Bataguassu e da área destinada à Zona de Processamento de Exportação (ZPE).
A visita foi organizada pela Empresa Gestora da Zona de Processamento de Exportação de Bataguassu (Egezpe), em parceria com o Ministério de Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC). Para o diretor-presidente da Egezpe, Germano Silva, os sul-coreanos ficaram satisfeitos com a infra-estrutura logística do Estado. “Fizemos um sobrevôo para conhecer a região e a grande preocupação dos sul-coreanos era a logística. Ao conhecerem os investimentos feitos pelo governo do Estado e os três modais disponíveis, hidrovia, ferrovia e rodovia, ficaram otimistas e sanaram as dúvidas que tinham, desmistificando as informações” afirmou Germano.
Os quatro sul-coreanos são pesquisadores e fazem parte do Korean Development Institute (KDI), organismo análogo do Instituto de Pesquisas Econômicas Aplicadas (IPEA) do governo Federal. Os pesquisadores estão levantando informações (estatísticas, análise de campo e pesquisa aplicada) para subsidiarem os potenciais investidores asiáticos. Recentemente, o ministro de Estado do MDIC, Fernando Pimentel, assinou um memorando de cooperação entre os dois países (Brasil e Coréia do Sul) no sentido de apoiar as iniciativas do governo e do setor privado brasileiros em investir nas Zonas de Processamento de Exportação (ZPEs). Atualmente, estão em estudo 24 ZPEs em território brasileiro.
O acordo internacional visa o fornecimento de suporte técnico e institucional às ações governamentais e privadas para a formulação e reformulação de políticas públicas e programas de desenvolvimento brasileiro.
Segundo Germano, “Os sul-coreanos são os maiores investidores no Brasil em Zonas de Processamento de Exportação, com recursos de R$ 8 bilhões. Atualmente, estão fechando um acordo com a Vale (empresa de mineração) para exportação de aço para a Coréia. Interessados em aumentar os investimentos, os pesquisadores estão visitando as cinco mais promissoras Zonas de Exportação do país, entre elas a ZPE de Bataquassu” declarou.
O raio de ação da ZPE Bataguassu envolve os estados de São Paulo, Minas Gerais e Paraná, abrangendo uma população de 60 milhões de habitantes, com potenciais investimentos em infraestrutura, geração de emprego, educação e saúde para os municípios circunvizinhos à região centro-leste de Mato Grosso do Sul.
A missão retorna hoje (13) à Coréia do Sul. Antes, realizam visitas à Federação de Agricultura de Pecuária de Mato Grosso do Sul (Famasul) e Federação das Indústrias de Mato Grosso do Sul (Fiems). A comitiva sul-coreana esteve acompanhada por representantes do Ministério de Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior.