Campo Grande 00:00:00 Sexta-feira, 20 de Dezembro de 2024


Economia Quarta-feira, 23 de Novembro de 2022, 09:57 - A | A

Quarta-feira, 23 de Novembro de 2022, 09h:57 - A | A

Inocência

Planejamento para instalação da Arauco une capacitação e profissionalização

Sistema S se reúne para debater o planejamento da empresa que iniciará as obras em 2025

Juliana Fernandes
Capital News

Divulgação

Planejamento em torno da chegada da Arauco une capacitação e profissionalização prévia

A reunião foi na Casa da Indústria

 

A instalação da empresa chilena Arauco em Inocência já tem mobilizado toda rede S, Senai, Sesi e Sebrae para debaterem o planejamento visando o futuro, como aconteceu na última terça (22), juntamente com a prefeitura do município.

 

Os investimentos são estimados na ordem de R$ 15 bilhões e a previsão é iniciar as obras em 2025.

 

O diretor-regional do Senai, Rodolpho Caesar Mangialardo, falou sobre a importância de planejar a formação da população com antecedência. “ é decisivo para o desenvolvimento do projeto de forma plena.” defendeu Mangialardo durante o encontro ocorrido no Edifício Casa da Indústria.

 

“Estamos antecipados nesse planejamento e temos todo o plano educacional para balizar o projeto de forma tranquila e efetiva. Ganha com isso a Arauco, ganha com isso o Sistema S e ganha com isso a prefeitura”, afirmou o diretor do Senai.

 

Além do Senai apresentar a carteira de cursos profissionalizantes, com formações como técnico em operador de máquinas florestais e técnico em celulose e papel, o superintendente do Sesi, Regis Borges, apresentou a estrutura das escolas na formação básica e destacou como a metodologia pode ajudar no desenvolvimento do município em favor da indústria.

 

O diretor de desenvolvimento e novos negócios da Arauco, Mário Neto, explicou que as parcerias são necessárias para instalação e funcionamento da indústria de forma rentável. Segundo ele, atualmente 1 mil pessoas já atuam no município para atender a indústria e a tendência é só aumentar.

 

“O Sistema S é imprescindível para qualificar os colaboradores e parceiros que serão agentes de desenvolvimento do projeto Sucuriú. O programa de qualificação precisa estar alinhado com o cronograma do projeto e esta parceria que está se desenvolvendo garante que as pessoas obtenham as ferramentas necessárias para participar das diferentes fases da implantação”, ressaltou.

 

Também participou da reunião o diretor de operações do Sebrae/MS, Tito Estanqueiro, que classificou a parceria como uma grande oportunidade para o Sistema S e para empresas sul-mato-grossenses.

 

“Cabe a nós estruturar a melhor proposta de qualificação, para que as pessoas não só possam se qualificar do ponto de vista da educação primária, básica, fundamental e ensino médio, mas também profissionalizante para que com isso, elas possam mais facilmente ser inseridas no projeto e o Sebrae, na ótica de preparar o sistema de negócios, vai estar junto com Sesi, IEL e Senai”, disse.

 

Segundo o prefeito de Inocência, Antônio  ngelo Garcia dos Santos, a demanda é grande e a qualificação de mão de obra vai estimular a população a permanecer na cidade. “Os cursos vão levar os jovens a entenderem que precisam ser um bom profissional. Antes, eles iam para outra cidade trabalhar e agora será o inverso”, acredita.

Divulgação

Grupo chileno vai construir quinta fábrica de celulose de MS

Sede da empresa Arauco Celulose no Chile, chegando em Mato Grosso do Sul

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS