Campo Grande 00:00:00 Segunda-feira, 23 de Dezembro de 2024


Economia Quarta-feira, 24 de Junho de 2015, 14:58 - A | A

Quarta-feira, 24 de Junho de 2015, 14h:58 - A | A

Adminsitração Pública

Secretário presta contas da gestão estadual e confia em MS como Pólo do Mercosul

Eduardo Riedel participou de encontro na Fiems onde apresentou a empresários o balanço da gestão estadual em temos de finanças e planejamento estratégico

Alberto Gonçalves
Capital News

Deurico/Capital News

Secretario Riedel na Fiems com Longen e empresarios

Secretário Eduardo Riedel ao lado do presidente da Fiems Sérgio Longen, durante prestação de contas do governo

O governo de Mato Grosso do Sul prestou contas nesta quarta-feira a empresários da indústria, comércio e agronegócio. O secretário Eduardo Riedel, de Governo e Gestão Estratégia, apresentou dados sobre a administração, onde demonstrou a nova ferramenta de gerenciamento do controle de gastos. Além disso, o secretário defende que MS pode se tornar o grande pólo de ligação do Mercosul com os principais estados produtores do Brasil.


Para Riedel, a posição geográfica de Mato grosso do Sul é privilegiada para esse desenvolvimento e, o crescimento da economia do Estado ajuda a estruturar essa posição estratégica. “Nós temos de usar isso para questões logísticas e de infraestrutura. Naturalmente temos uma situação privilegiada e temos de transformar isso em potencial efetivo, com nossas hidrovias e desenterrando nossas ferrovias. A partir daí começamos a construir esse pólo que tem essa vocação natural”, define.


Sobre a logística, o secretário lembrou das negociações em andamento com a Rumo ALL para o desenvolvimento e investimentos da malha ferroviária estadual, além das concessões e privatizações do governo federal em rodovias no Estado, que irão cooperar nessa logística de escoamento da produção estadual e até mesmo na exportação dentro do Mercosul, tanto para Mato Grosso do Sul, como outros estados da federação.


Riedel também destacou o primeiro avanço para esa realização que é a diminuição do ICMS do diesel, projeto que está em análise na Assembleia Legislativa para votação.

Deurico/Capital News

Secretario Riedel na Fiems com Longen e empresarios

Apresentação do secretário Estadual de Governo e Gestão Estratégica Eduardo Riedel

O secretário Eduardo Riedel em sua apresentação na Federação das Indústrias (Fiems) falou sobre o pacto feito no início do governo sobre o chamado MBC – Movimento Brasil Competitivo. O secretário apontou que a gestão da atual administração foi verificar a situação do Estado, desde finanças, contratos, arrecadação e, a partir daí traçar metas para gerir o mecanismo público para os próximos anos. Inclusive citando a preparação do PPA – Plano Plurianual e ainda as Parcerias Público Privadas (PPP) com regras bem definidas e segurança jurídica para sua implantação.


Este aspecto sobre a PPP foi enaltecido pelo presidente da Fiems, Sérgio Longen, como garantia para que a iniciativa privada participe diretamente do desenvolvimento do Estado ao lado da administração pública.


Eduardo Riedel comenta que o principal avanço nesse balanço de quatro meses do pacto firmado com federações empresariais, foi a estruturação de um modelo de gestão. “Todo o conceito do que tem de ser feito já está em andamento, como planejamento estratégico, contratos de gestão em todas as áreas, está pronto. Hoje viemos apresentar esse trabalho para aqueles que acreditaram no projeto”, disse.
O representante do Executivo estadual destacou que a partir de 1º de julho o novo portal da transparência do governo estará disponível, onde vai demonstrar à sociedade e a iniciativa privada o que é feito na atual administração.

 

Deurico/Capital News

Secretario Riedel na Fiems com Longen e empresarios

Presidente da Fiems Sérgio Longen

O presidente da Fiems, Sérgio Longen ao final da apresentação do secretário lançou um desafio para ser demonstrado em um próximo momento: “Gostaria de saber, assim como toda a sociedade, quanto custa a máquina do governo, envolvendo todos os setores, como legislativo, judiciário e outros órgãos, e o que traz de benefício para a sociedade. Por exemplo, existem 900 vereadores em todo o Estado e 74 mil funcionários na rede estadual, quanto é esse custo e o que traz para a sociedade?

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS