Três Lagoas alcançou avanços expressivos em geração de empregos, infraestrutura e inovação, consolidando-se como um dos maiores polos econômicos em Mato Grosso do Sul.
Entre as iniciativas, destacam-se a doação de 14 áreas para instalação de novas indústrias e incentivos fiscais, como isenção de IPTU e ISS. Essas medidas contribuíram para a criação de 11.000 postos de trabalho formais entre 2016 e 2024, um aumento de 33%, segundo o IBGE. Atualmente, o setor industrial responde por 25% das vagas formais, com 11.734 empregos diretos.
Outro fator essencial para o desenvolvimento é a localização estratégica, que favorece o escoamento da produção e fortalece a logística das empresas. O prefeito de Três Lagoas, Angelo Guerreiro, enfatizou os esforços para tornar o município um exemplo de gestão e crescimento. "Estamos transformando Três Lagoas em uma cidade moderna e industrialmente competitiva. Cada ação reflete o nosso compromisso com o futuro", declarou.
Além disso, melhorias na infraestrutura deram novo fôlego às empresas. No Distrito Industrial II, foram realizadas obras de pavimentação, implantação de ciclovias, iluminação em LED e instalação de placas de sinalização. Outro destaque foi a construção do novo Shopping Popular, que oferecerá 175 boxes modernos para lojistas.
O município também projeta a instalação de um Centro de Tecnologia para startups, voltado à inovação e atração de investimentos em tecnologia. "Estamos criando condições ideais para que empresas inovadoras escolham Três Lagoas como base", afirmou o secretário de Desenvolvimento Econômico.
O crescimento reflete também no Produto Interno Bruto (PIB), que saltou de R$ 9,2 bilhões em 2016 para R$ 65,9 bilhões em 2024, e no aumento populacional. Com mais de 130 mil habitantes, a cidade se mantém entre as três que mais cresceram no Estado.
Outro ponto de destaque é o desempenho nas exportações. Três Lagoas superou Campo Grande e ocupa o primeiro lugar no ranking estadual, reafirmando sua importância no mercado externo.
Três Lagoas corresponde, atualmente, a 50% da exportação industrial de Mato Grosso do Sul, sendo os principais itens a celulose com as industrais Eldorado e Suzano e a fábrica de biodiesel da Cargill de farelo de soja. O município também apresenta crescimento em importação, tendo como principais produtos de consumo industrial os materiais têxteis, cereais e siderurgia.
O futuro também reserva novos avanços com a retomada das obras da Unidade de Fertilizantes Nitrogenados (UFN3), que promete expandir ainda mais o mercado de trabalho e arrecadação.
Com todas essas ações, Três Lagoas não apenas atrai investidores, mas também se posiciona como uma das 15 melhores cidades para investir no Brasil. "Estamos muito próximos de alcançar um novo patamar de desenvolvimento, transformando Três Lagoas em referência nacional", concluiu o prefeito.