Campo Grande 00:00:00 Sexta-feira, 24 de Janeiro de 2025


Economia Terça-feira, 01 de Setembro de 2009, 08:58 - A | A

Terça-feira, 01 de Setembro de 2009, 08h:58 - A | A

Três Lagoas ganha maior empresa de celulose do mundo

Redação Capital News (www.capitalnews.com.br)

Acontece nessa terça-feira 01 de setembro em São Paulo a reunião onde será anunciada oficialmente a fusão da VCP (Votorantim Celulose e Papel) com a Aracruz Celulose. Fibria será a nova denominação escolhido pelo grupo Votorantim que será a maior fabrica de celulose do planeta. O nome indicado pelo grupo Votorantim para assumir a presidência executiva da nova empresa é Carlos Augusto Lira Aguiar, cargo que já ocupava na Aracruz desde 1998. José Luciano Penido, que comandava a presidência da antiga VCP desde 2004 deve ser indicado para presidência do Conselho de Administração da Fibria.

Embora as negociações tenham sido iniciadas no inicio desse ano, a operação só foi concluída com sucesso na quarta-feira, da semana passada (26/8), após Assembléia Geral Extraordinária de acionistas, que concordaram com o fechamento do capital da Aracruz, com incorporação de suas ações pela VCP e a constituição de novo Conselho de Administração.

PAPEL DE DESTAQUE

A aquisição da Aracruz pela VCP e a consequente criação da Fibria conferem ao Grupo Votorantim e ao BNDES papel de destaque na consolidação de um dos mais importantes setores da economia global, reafirmando o país como referência na produção e na exportação de celulose proveniente de plantios florestais renováveis.
A Fibria já nasce na posição de líder global, com capacidade produtiva superior a 6 milhões de toneladas (celulose e papel) e 15 mil profissionais, entre próprios e terceiros. Os ganhos operacionais, comerciais e em práticas de sustentabilidade elevarão a eficiência e a competitividade da nova empresa aos níveis mais exigentes do mercado.

TRÊS LAGOAS

A unidade instalada em Três Lagoas atingiu um recorde mundial na produção de celulose. Em apenas três meses a indústria produziu 1,3 milhão de toneladas de celulose. Esse número soma-se positivamente para o fluxo de caixa da Fibria, que passará a contar cada vez com recursos adicionais, já que o desafio maior da empresa é combinar seus projetos de expansão de produção ao mesmo tempo em que buscará reduzir seu endividamento (Fonte: Perfil News)

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS