Campo Grande Sábado, 04 de Maio de 2024


ENTREVISTA Domingo, 03 de Dezembro de 2023, 08:36 - A | A

Domingo, 03 de Dezembro de 2023, 08h:36 - A | A

Entrevista

Corrida contra o relógio para conseguir o corpo perfeito

Nutricionista alerta sobre os riscos das dietas ‘milagrosas’

Renata Silva
Especial para o Capital News

Acervo pessoal

O que comer no calor?

É Importante levar em consideração se os objetivos de emagrecimento estão alinhados aos objetivos de saúde, alerta a nutricionista

Com o final do ano, a proximidade das férias e do verão quem não alcançou o corpo desejado durante os meses de 2023 quer correr atrás do prejuízo. E para realizar esse desejo em menos de dois meses acaba lançando mão das tais “dietas milagrosas”.

Os nomes são de monte e cada vez mais criativos como a dieta da sopa, da lua, da proteína, do pão ou do chá-verde, cada um com uma restrição, mas, no fim das contas, todos prometem um emagrecimento rápido. No entanto, será que, as chamadas “dietas milagrosas” funcionam de forma saudável para o corpo?

Especialistas dizem que as dietas restritivas podem causar sintomas como fraqueza, mal-estar, tonturas, dores de cabeça, indisposição e mau humor. Esses sintomas estariam relacionados principalmente à baixa ingestão de carboidrato (nutriente comumente retirado dessas dietas milagrosas), que é a principal fonte de energia do organismo.

Mas o que fazer então? Quais cuidados tomar? Para esclarecer algumas dúvidas dos leitores o Capital News conversou com a nutricionista e mentora de vida saudável, Jhenevieve Cruvinel.

1. Capital News: Final do ano está aí, quando o assunto é dieta, quais os cuidados que as pessoas precisam ter?

Acervo pessoal

O que comer no calor?

A restrição calórica funciona para perda de peso para todas as pessoas, o que difere são os resultados uma vez que cada metabolismo funciona de forma diferente

Jhenevieve Cruvinel: Muito natural com a proximidade do verão e das festas de final de ano as pessoas se preocuparem mais com a estética, com os passeios dessa época do ano, como praia, piscina e as festas que geralmente são eventos onde se usam roupas mais leves e que deixam mais aparente os contornos do corpo, há um aumento pela busca do emagrecimento rápido. É Importante levar em consideração se os objetivos de emagrecimento estão alinhados aos objetivos de saúde, entender sobre as consequências do rápido emagrecimento, como a perda de massa muscular e envelhecimento precoce podem no final das contas ser um péssimo investimento inclusive em relação a estética corporal.

2. Capital News: O que é considerado dieta milagrosa e quais os riscos?

Jhenevieve Cruvinel: A autoimagem é um fator muito importante para a autoestima, socialização e bem-estar em geral e os padrões sociais exercem uma pressão pela busca de um padrão de “corpo saudável” que impulsiona a busca por produtos e dietas milagrosas, que prometem emagrecimento rápido e sem esforço.

Dietas que prometem a perda de peso rápido em geral não levam em consideração a história de saúde do paciente, suas características físicas e necessidades individuais, levando desde a sintomas como desregulação da pressão arterial, enjoo, enxaqueca, cansaço, sono, mudanças bruscas de humor e atenção, a casos mais graves como desmaios, piora dos quadros de doenças crônicas a desenvolvimento de transtornos alimentares.

Afetando também o sistema endócrino e imune com prejuízos invisíveis à saúde que somados a perda de massa muscular serão percebidos posteriormente e nem sempre associados a prática de uma alimentação restritiva.

3. Capital News: As tais dietas milagrosas, mesmo que tragam algum resultado visível, é muito comum a ocorrência do efeito sanfona?

Jhenevieve Cruvinel: O resultado imediato é a perda de peso devido a restrição calórica, no entanto, esse peso perdido não quer dizer emagrecimento, ou seja, perda de gordura corporal. Com a restrição alimentar feita sem orientação profissional há perda significativa de massa muscular que é responsável dentre outras coisas, pelo aspecto estético do contorno corporal, o maior gasto calórico mesmo em repouso o que leva a flacidez, redução no metabolismo em relação a necessidade energética e consequente reganho de peso em menor tempo e inclusive com grandes chances de aumento do peso anterior devido ao estresse provocado ao organismo.

4. Capital News: Se a dieta funciona com uma pessoa, isso não quer dizer que será eficaz para outra também?

A restrição calórica funciona para perda de peso para todas as pessoas

Jhenevieve Cruvinel: A restrição calórica funciona para perda de peso para todas as pessoas, o que difere são os resultados uma vez que cada metabolismo, cada indivíduo possui uma necessidade individual que não é considerada em “dietas da moda”. A eficácia do planejamento alimentar está em fornecer ao organismo todos os nutrientes que ele necessita para funcionar em níveis ótimos de saúde e equilibrar o consumo dos macronutrientes e a redução das calorias da alimentação, este é um ajuste individual e que só deve ser feito pelo profissional capacitado.

5. Capital News: De forma geral, quais os riscos da dieta sem orientação?

Jhenevieve Cruvinel: No médio e curto prazo, a frustração e os efeitos colaterais como a baixa no sistema imune, queda de cabelo e quebra das unhas, o aspecto da pele flácida e envelhecida, piora dos problemas hormonais e o reganho de peso cada vez mais rápido e com maior dificuldade de manutenção e perda posteriormente. A longo prazo riscos cardiovasculares, maior propensão a desenvolvimento de transtornos alimentares e dismorfia corporal e piora dos quadros relacionados às doenças crônicas.

6. Capital News: Para emagrecer com saúde, é importante ter em mente que é um processo gradativo?

Jhenevieve Cruvinel: Primeiro ponto a ser considerado; emagrecer para que? Qual o propósito desse objetivo? Em seguida entender que são os hábitos de vida que precisam ser mudados e essa é a proposta do tratamento, uma vez que a mentalidade muda, que o paciente adquire hábitos de vida saudáveis e entende o funcionamento do próprio organismo a redução no peso é consequência natural de um corpo saudável de verdade.

A perda de peso é consequência de uma construção diária, de uma vida leve, equilibrada e saudável em todos os momentos do ano.

7. Capital News: Automedicação, jamais?

Jhenevieve Cruvinel: Se a dieta restritiva por si só já é uma agressão ao organismo, o uso de medicamentos, chás, shakes e produtos que prometem emagrecimento é o potencializador desse problema. Todo e qualquer medicamento ou suplemento precisa ser prescrito por profissional de saúde, médico ou nutricionista e essa indicação leva em consideração inúmeros fatores para promover benefícios e não colocar a saúde do paciente em risco.

8. Capital News: Toda dieta precisa estar ligada à prática de atividade física?

Jhenevieve Cruvinel: Alimentação é, sem dúvida, o primeiro pilar para a saúde e emagrecimento. Já a atividade física é fundamental para a manutenção da saúde, para qualquer pessoa em qualquer idade. A dieta para emagrecimento aliada a atividade física, promove o aumento da massa muscular, do gasto calórico mesmo em repouso, a melhora do humor e controle do estresse através da liberação de hormônios essenciais como a endorfina e o GH (somatotrofina), responsáveis por diversas funções no organismo, há impactos significativos também no controle da pressão arterial, transtornos como a depressão ea ansiedade e proteção cardiovascular.

9. Capital News: Qual a maneira certa de fazer dieta?

Jhenevieve Cruvinel: Individualmente, repense seus hábitos de vida, reorganize a rotina, tenha horários para alimentação definidos, não belisque, priorize as refeições saudáveis em quantidades adequadas, beba água pelo menos 30 ml por kilo de peso, evite produtos ultra processados e fast food.

Se para realizar isso você tem tido dificuldades, se a alimentação já se tornou um problema, a autoestima está abalada, já fez diversas tentativas frustradas, procure um profissional. O nutricionista vai te orientar, te ensinar a fazer escolhas saudáveis para que a alimentação e toda a sua relação com a comida seja leve e sustentável a longo prazo.

10. Em pouco mais de dois meses para o final do ano, é possível emagrecer com saúde? Quais dicas e sugestões você deixa

Acervo pessoal

O que comer no calor?

Emagrecer em pouco tempo é possível, no entanto cada caso é único, mas de maneira geral, a mudança de hábitos e entender o processo são fundamentais

Jhenevieve Cruvinel: Cada caso é único, mas de maneira geral, seguir as dicas acima, priorizar a mudança de hábitos, e entender o processo. Mesmo que, aparentemente seja uma perda de peso menor, será mais saudável, você poderá mantê-la para toda a vida, sem prejuízo a saúde e esteticamente conseguiremos melhores resultados com a perda de peso gradual.

Para otimizar seu processo, aproveite o calor para abusar das saladas, consumir fontes de proteína em preparos mais saudáveis como os grelhados, assados e cozidos e consumir mais frutas, vegetais e água de coco que é um isotônico natural rica em minerais e nutrientes.

Aproveite também para estar ao ar livre e praticar mais atividades, caminhe, desça escadas, dance, pedale, vá a parques, com o calor a uma oportunidade para adquirir esses hábitos com maior facilidade e todas estas mudanças trarão o emagrecimento de forma equilibrada e com saúde.

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS