Terça-feira, 30 de Abril de 2024


ENTREVISTA Sábado, 16 de Março de 2024, 08:53 - A | A

Sábado, 16 de Março de 2024, 08h:53 - A | A

Entrevista

Março azul-marinho chama a atenção para o câncer colorretal

Saiba os sintomas e como prevenir a doença

Renata Santos Portela
Especial para o Capital News

Foto Cedida

Julho verde-escuro: campanha conscientiza sobre prevenção ao câncer ginecológico

Câncer de intestino é mais frequente em idades maiores. Isso se deve ao fato, da mudança de hábitos alimentares

No Brasil, a incidência do câncer colorretal (CCR) está em ascensão, é o terceiro câncer mais comum, depois do câncer de mama e próstata. De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca) estima-se cerca de 45 mil novos casos por ano no país.

Março é o mês dedicado a conscientização da doença. Através da campanha “Março Azul Marinho”, informações sobre a prevenção, sintomas e tratamento do câncer são divulgadas com o objetivo de diminuir o número de pessoas com a doença.

Esse tipo de câncer surge a partir da multiplicação desordenada das células do cólon e reto, é predominante na faixa etária adulta, principalmente em pessoas acima dos 50 anos. Mas embora seja mais comum em homens, as mulheres não estão livres da doença.

Para falar um pouco mais sobre o assunto o Capital News bateu um papo com o médico oncologista, cirurgião, PhD Dr Wesley Pereira Andrade.

Capital News: O que é o câncer colorretal?

Dr. Wesley: Também conhecido como câncer colorretal e de cólon e reto, o câncer de intestino é um tumor que ocorre no intestino grosso, mais especificamente nas regiões do cólon e anûs.

Capital News: O câncer de intestino é mais comum em qual faixa etária?

Câncer de intestino é mais frequente em idades maiores

Dr. Wesley: Câncer de intestino é mais frequente em idades maiores. Isso se deve ao fato, fundamentalmente, da mudança de hábitos alimentares da população.

À medida que passamos a consumir alimentos ultraprocessados, alimentos à base de farinhas, estamos contribuindo para termos um bolo fecal mais tóxico, porque é no nosso bolo fecal que se armazenam essas toxinas oriundas da conservação desses alimentos, como salsichas, mortadelas, demais embutidos, defumados.

E se nós não temos um trânsito intestinal bom, uma vez que esses alimentos tendem a ser mais secos em função das farinhas, biscoitos, bolos, massas, nós vamos ter esta substância que ficará mais tempo no aparelho do intestino. É o contato das substâncias presentes no bolo fecal que lesa a mucosa do intestino, predispõe mutações na célula do intestino e causa, por fim, o câncer do intestino.

Foto Cedida

Julho verde-escuro: campanha conscientiza sobre prevenção ao câncer ginecológico

Uma importante modalidade no aspecto de prevenção é fazer a colonoscopia a partir dos 40 anos de idade, afirma o médico

Capital News: Quais os principais sintomas?

Dr. Wesley: O câncer de intestino na sua fase inicial é assintomático, entretanto nas fases mais avançadas nós podemos ter dor abdominal, perda de peso, sangramento nas fezes, alteração do hábito intestinal alternando, episódio de constipação, diarreia, afilamento das fezes e, em última análise, nós podemos ter pacientes com quadro de abdômen agudo obstrutivo, ou seja, a luz do intestino é obstruída pelo tumor, bloqueando a passagem de fezes.

Capital News: Quais as formas de diagnosticar a doença?

Dr. Wesley: Para diagnosticar é necessário a combinação de avaliação clínica e exames que podem ser laboratoriais e imagem. A colonoscopia é outro tipo de exame usado para detectar o câncer colorretal. Trata-se de um procedimento no qual é avaliado o revestimento interno do cólon e o do reto em busca de pólipos ou outras anormalidades.

Capital News: De quanto em quanto tempo a colonoscopia é indicada? Tem uma faixa etária que esse tipo de exame é mais exigido?

Uma importante modalidade nesse aspecto de prevenção é fazer a colonoscopia a partir dos 40 anos de idade

Dr. Wesley: Uma importante modalidade nesse aspecto de prevenção é fazer a colonoscopia a partir dos 40 anos de idade na perspectiva de avaliar se existe algum pólipo em desenvolvimento. O pólipo é um pré-câncer. Se nós tirarmos esse pólipo antes dele virar câncer, estamos já fazendo uma superproteção, uma superprevenção do câncer do intestino.

Capital News: Como prevenir o câncer colorretal?

Dr. Wesley: A prevenção do câncer de intestino se dá de uma forma extremamente importante através da mudança de hábitos alimentares. Precisamos nos alimentar melhor, evitando alimentos ultraprocessados, como salsichas, embutidos, enlatados, mortadelas, defumados, presuntos. Além disso, evitar a ingestão de álcool, evitar fumar, ter uma alimentação saudável através de fibras. E por que isso é importante? Porque nós precisamos evacuar com frequência, ou seja, precisamos fazer de tudo através da alimentação para que tenhamos um trânsito intestinal fluido. alimentar-se com fibras, verduras, beber bastante líquido. E associado a isso fazer atividade física, que também combate a perdura. de peso e atividade física ajuda no funcionamento do trânsito estacional.

Capital News: Quais são os fatores de risco?

Comunicação SES

Março azul-marinho chama a atenção para o câncer colorretal

A campanha Março Azul Marinho tem por objetivo alertar a população sobre a conscientização da prevenção e combate do câncer colorretal

Dr. Wesley: Como o caso do câncer de intestino, na análise biológica final, nós vamos ter uma mutação do DNA da célula do intestino. Essa mutação pode ser oriunda de vários fatores, sendo que o principal fator é o fator alimentar, através dos conservantes dos alimentos, bem como a agressão do álcool e também a agressão das substâncias presentes na fumaça do cigarro. Associado a isso, vamos ter também o tabagismo, alcoolismo, obesidade, sedentarismo, o envelhecimento da população, que são fatores que, associados, aumentam esse risco.

Qual tratamento do Câncer de intestino?

Dr. Wesley: O tratamento do câncer de intestino também tem evoluído de forma substancial, através de técnicas cirúrgicas mais avançadas, uso de quimioterapias para alguns casos, e para os casos de câncer de reto, nós vamos ter também o uso de imunoterapia e radioterapia associada com a quimio.

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS