Campo Grande 00:00:00 Sábado, 05 de Abril de 2025



Esporte Segunda-feira, 06 de Outubro de 2008, 19:03 - A | A

Segunda-feira, 06 de Outubro de 2008, 19h:03 - A | A

Brasil é campeão do Sul-Americano Juvenil Feminino de vôlei

Redação Capital News (www.capitalnews.com.br)

A seleção brasileira juvenil feminina de vôlei conquistou, nesta segunda-feira (06.10) o título sul-americano da categoria. Na decisão da 19a edição do Campeonato Sul-Americano Juvenil Feminino, o Brasil conquistou seu 15o título na competição derrotando a Venezuela por 3 sets a 0, parciais de 25/21, 25/15 e 25/18, no ginásio Miguel Grau, em Lima. As duas equipes estão classificadas para o Mundial da categoria, que será disputado no México, em 2009. Com a vitória na decisão, o Brasil encerra sua participação na competição com cinco vitórias e apenas um set perdido.

“Realizar este trabalho foi um grande orgulho para mim. Modificamos a base que ficou em quinto lugar no Campeonato Mundial Infanto-Juvenil do ano passado, inserindo cinco atletas novas e todas elas se destacaram, representando um grande crescimento na equipe e a revelação de novos valores para o voleibol brasileiro. Tecnicamente, o bloqueio e o saque funcionaram muito bem. O time cresceu muito na parte tática. As meninas amadureceram bastante durante os três meses que treinamos em Saquarema”, diz o técnico Antônio Rizola, elogiando a atuação da equipe na partida decisiva contra as venezuelanas.

“Jogamos ainda melhor que no duelo contra a Venezuela na primeira fase. O técnico venezuelano efetuou algumas modificações na equipe em relação à primeira partida, mas soubemos nos adaptar muito bem. Foi a melhor atuação da equipe na competição”, aponta.

O Brasil dominou também as premiações individuais do Campeonato Sul-Americano. A capitã e ponteira Ivna foi eleita a melhor jogadora da competição e recebeu o prêmio de melhor recepção. A oposto Isadora foi considerada a melhor atacante e Roberta a melhor levantadora. A Venezuela teve dois destaques individuais: Acosta (melhor bloqueio) e Valero (melhor líbero). A peruana Meneses recebeu o prêmio de melhor saque e a argentina Roldan o de melhor defesa.

“A Ivna e a Isadora são duas das jogadoras que foram inseridas na equipe após o Mundial Infanto-Juvenil do ano passado. A Ivna jogava como oposto. Aproveitei seu poder de ataque e a recepção, que sempre foi boa, para deslocá-la para a função de ponteira. A Isadora, por sua vez, era vista com certa desconfiança e foi a melhor atacante do Sul-Americano. A Roberta, que tem 1,85m de altura, foi destacadamente a melhor levantadora do torneio. Também destaco a meio-de-rede Letícia Hage, que foi muito bem no bloqueio”, comemora Rizola.

Agora, o treinador já volta suas atenções para o Mundial Juvenil de 2009, que será realizado no México. Após o título sul-americano, o treinador já sabe de onde virão as principais rivais na luta pelo sétimo título mundial da categoria.

“O Mundial Infanto-Juvenil do ano passado foi o mais forte dos que já participei pela seleção brasileira. Estamos acompanhando de perto as seleções européias. Filmamos o Campeonato Europeu, em setembro, e vimos a Itália, que venceu a competição, com uma grande equipe. Com a base que já temos e uma ou duas mudanças, no máximo, temos tudo para subiu ao pódio, que é sempre o objetivo”, finaliza o treinador brasileiro.  (CBV)

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS