Pelos critérios a serem usados pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF), nenhum dos dois representantes do Estado, na Copa do Brasil de 2015, enfrentará um dos chamados “grandes” do futebol brasileiro, pelo menos, na primeira fase da competição.
Com isso, tanto o Cene, atual campeão e o Águia Negra, vice, terão que se contentar com equipes do mesmo porte, mas, com mais estruturas.
O sorteio está confirmado para esta terça-feira (16), às 10h (MS), no auditório da sede da CBF, quando será realizado o sorteio que terá a participação de 86 clubes e é apontado como a competição de maior dimensão nacional.
Nesta primeira fase, 80 clubes serão divididos em 10 grupos de oito. A exemplo do que ocorreu em 2014, as equipes participantes da Libertadores da América - Cruzeiro, São Paulo, Internacional, Corinthians e Atlético Mineiro - e mais o Fluminense, sexto lugar no Brasileirão deste ano, entram na Copa do Brasil já nas oitavas de final.
A Copa do Brasil, criada em 1989, tem atualmente representantes dos 26 estados brasileiros e mais do Distrito Federal.
Os clubes foram distribuídos em cada grupo, em função da sua posição no Ranking Nacional de Clubes (RNC) da CBF.
Os primeiros dez clubes do RNC farão parte do Grupo A, os dez seguintes do Grupo B, os próximos dez, do Grupo C, e assim sucessivamente.
Os confrontos serão entre clubes dos grupos, a saber: A x E, B x F, C x G e D x H.
Cene
A equipe do Cene está no grupo F e com isso, os adversários do time sairá do grupo B, onde estão as equipes do: Vitória, Ponte Preta, Ceará, Sport, Figueirense, Atlético (GO), ABC, Portuguesa, Criciúma e Náutico.
A equipe do Águia Negra está no grupo G e o adversário sairá do grupo C, onde estão as equipes do Avaí, América (RN), América (MG), Chapecoense, Paraná, Bragantino, Joinville, Paysandu, ASA e Boa Esporte.