Campo Grande 00:00:00 Quarta-feira, 16 de Outubro de 2024


Esporte Terça-feira, 15 de Outubro de 2024, 08:55 - A | A

Terça-feira, 15 de Outubro de 2024, 08h:55 - A | A

Após 28 Anos

Clubes decidem pela destituição de Francisco Cezário e Federação convoca eleição

Em Assembleia Geral, decisão foi pelo afastamento definitivo do agora ex-presidente; Defesa vai recorrer

Rogério Vidmantas
Capital News

Rodrigo Moreira/FFMS

Assembleia Federação

Representantes dos clubes e ligas participaram da Assembleia Geral Extraordinária, em Campo Grande

Chegou ao fim a era Francisco Cezário na Federação de Futebol de Mato Grosso do Sul (FFMS). Pelo menos é o que decidiram dirigentes de clubes e ligas que se reuniram, nesta segunda-feira (14), em Campo Grande, em Assembleia Geral Extraordinária. Com a decisão, a entidade já convocou eleição para apontar o novo presidente, marcada para o dia 1º de novembro. A defesa de Cezário promete recorrer da decisão.

Na AGE, os dirigentes decidiram pela destituição de Cezário da presidência da Federação, em decorrência do apurado na Operação Cartão Vermelho, conduzida pelo Gaeco. O placar foi de 19 votos pelo afastamento definitivo, contra 12 votos pela manutenção do, agora, ex-presidente. Como os votos têm pesos diferentes, com os clubes da Série A possuindo peso 3, da Série B peso 2, e os clubes amadores e ligas esportivas com peso 1, o placar final foi de 44 a 21, ou seja, 70% dos votos pela saída de Cezário, que comandou a entidade por 28 anos.

Agora, a defesa de Francisco Cezário deve tentar, na Justiça, reverter a decisão. O advogado Júlio César Marques, argumenta que Cezário não foi intimado formalmente para apresentar sua defesa dentro do prazo legal, e que a assembleia foi convocada sem uma acusação formal, baseada apenas nas investigações do Ministério Público e do Gaeco. "As acusações da Federação precisam ser do âmbito administrativo, e o estatuto não está sendo respeitado", disse.

Rodrigo Moreira/FFMS

Assembleia Federação

No voto, decisão foi pela destituição de Cezário, abrindo espaço para nova eleição

Nova Eleição

Logo após a decisão da AGE, a FFMS publicou edital convocando nova eleição, para escolher o presidente que comandará a entidade na conclusão deste mandato, que vai até 2027. De acordo com o documento, assinado pelo presidente interino, Estevão Petrallás, o pleito ficou marcado para o dia 1º de novembro, às 14h, no Auditório do MIS, em Campo Grande.

Segundo o edital, os interessados ao cargo devem formalizar a candidatura até meia noite da próxima quinta-feira (17). Segundo o Estatuto Social publicado no site oficial da entidade, “somente serão elegíveis indivíduos que tenham prévia experiência na condição de presidente de clube profissional de futebol no Estado do Mato Grosso do Sul, por no mínimo três anos”, além de nenhum impedimento de ordem civil, criminal ou administrativa listadas no artigo 13 do documento.

Além disso, o candidato que for presidente em exercício de clube profissional de futebol precisa se afastar do mandato, durante o período de eleição, para poder concorrer ao cargo.

Anderson Ramos/Capital News

Cezário

Termina a era Francisco Cezário na Federação de Futebol de Mato Grosso do Sul (FFMS) após 28 anos

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS