A 17ª rodada do Campeonato Brasileiro terminou com novo líder. Com uma vitória complicada contra o Internacional fora de casa, o Corinthians assumiu a ponta depois de oito rodadas de domínio palmeirense.
O Timão contou com tropeço do ex-líder no Rio de Janeiro, resultado que ajudou também o embalado Santos, agora na segunda posição.
O Palmeiras poderia até terminado a rodada em quarto, mas o Grêmio não aproveitou a oportunidade de enfrentar o lanterna América-MG e apenas empatou.
No sábado, o Sport-PE, com gols de Diego Souza e Edmilson, venceu o Atlético-PR por 2 a 0 e ganhou um alívio na briga contra o rebaixamento. No Orlando Scarpelli.
O Figueirense-SC fez 1 a 0 no Vitória-BA e também respira na classificação. No Independência, o Atlético-MG seguiu sua recuperação ao vencer o Santa Cruz-PE por 3 a o, gols de Robinho, Fred e Luan e chegou ainda mais perto do G4.
No domingo pela manhã, o Fluminense atropelou a Ponte Preta por 3 a 0, com dois gols de Cícero e outro de Wellington, alcançando o adversário na classificação.
Já o São Paulo, com o Morumbi lotado, começou perdendo para a Chapecoense com gols de Kempes e Thiego nos primeiros minutos de jogo e buscou o empate em 2 a 2 com Cuevas marcando na etapa final.
Na Vila Belmiro, o Santos recebeu o combalido Cruzeiro e não perdeu a chance de ficar perto da liderança. Com um gol de Vitor Bueno e um contra de Lucas, venceu por 2 a 0 e subiu para segundo lugar.
Esse também foi o placar da vitória do Flamengo, fora de casa, sobre o Coritiba, gols de Paolo Guerrero e Marcelo Cirilo. A liderança chegou ao Corinthians com o gol de Elias no Beira-Rio e vitória pelo placar mínimo.
Na Arena Luso-Brasileiro, o Botafogo recebeu o Palmeiras e não se assustou com o até então líder do campeonato. Abriu vantagem com gols de Neilton, viu o adversário diminuir com Erik, mas Camilo decretou o placar final de 3 a 1 para os cariocas.
O Grêmio também poderia ter se aproveitado da derrota verde, mas ficou em um empate sem gols com o América-MG em Belo Horizonte.
Com esses resultados, o Corinthians lidera com 33 pontos, seguido por Santos e Palmeiras, com 32 e vantagem para o time praiano no saldo de gols. O Grêmio é o quarto colocado com 31, fechando o G4.
Na zona de rebaixamento estão Coritiba, com 18 pontos, Santa Cruz com 17, Cruzeiro com 15 e o América com apenas nove pontos. A próxima rodada, penúltima do primeiro turno, acontece já neste meio de semana.