Sexta-feira, 03 de Maio de 2024


Esporte Quarta-feira, 08 de Julho de 2009, 19:02 - A | A

Quarta-feira, 08 de Julho de 2009, 19h:02 - A | A

Equipes abandonam reunião para definir regulamento da F-1 em 2010

Alessandro Perin - (www.capitalnews.com.br)

As oito escuderias que integram a Fota (associação das equipes) abandonaram nesta quarta-feira a reunião com a FIA (Federação Internacional de Automobilismo) que definiria o regulamento da F-1 para a próxima temporada.

Os representantes de Ferrari, McLaren, Renault, BMW Sauber, Red Bull, Toro Rosso, Toyota e Brawn deixaram o encontro no circuito de Nürburgring, na Alemanha, sem um acordo sobre a manutenção do peso mínimo de 620 kg para os carros e sobre a intenção de reduzir os custos da categoria.

A reunião contou com a participação da FIA e de dirigentes das 13 escuderias inscritas no campeonato de 2010. Além dos oito integrantes da Fota, também irão disputar a F-1 no próximo ano Williams e Force India, que estão suspensas da entidade que representa os times, e as novatas Manor, Campos e US F1.

No encontro desta quarta-feira, ficou decidido que o regulamento da próxima temporada será basicamente o mesmo deste ano, com algumas alterações como o fim do reabastecimento. Desta forma, fica excluída a instituição do teto orçamentário para as equipes, decisão que havia sido tomada unilateralmente pela FIA e que quase gerou um racha histórico na F-1.

Por não concordar com a imposição de um limite opcional de gastos de 40 milhões de libras (R$ 126,7 milhões), que traria benefícios técnicos às equipes que o adotassem, a Fota ameaçou romper com a FIA e organizar um campeonato paralelo em 2010.

A paz foi selada no dia 24 de junho, em reunião extraordinária do Conselho Mundial da FIA. O acordo entre as equipes e entidade derrubou a adoção do teto e vetou a tentativa de reeleição de Max Mosley à presidência da Federação Internacional de Automoblismo. A eleição para o cargo será em outubro.

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS