O atacante da Seleção Brasileira e do Real Madrid Vinícius Júnior, venceu pela primeira vez o prêmio da Fifa de melhor jogador do mundo em 2024. A premiação ocorreu na tarde desta terça-feira (17), em Doha, no Catar. É a primeira vez que Vini Jr. recebe o prêmio “The Best” dado pela FIFA.
O jogador lembrou dos seus tempo da base no Flamengo, clube que o revelou, agradeceu seus companheiros da Seleção Brasileira e principalmente do clube espanhol, onde atua desde o segundo semestre de 2018.
"Tenho de agradecer a todo mundo que votou em mim, todos os jogadores, treinadores, jornalistas e meus fãs. Eu não poderia deixar de agradecer à minha família, que deixou de viver o sonho dela para viver o meu sonho. Agradecer ao presidente, ao mister Carleto [Carlo Ancelotti, treinador do Real Madrid], e ao meu time que me fez chegar até aqui e me fez acreditar que eu poderia fazer a diferença e fazer grandes coisas com elas".
O craque da Seleção Brasileira e do Real Madrid viveu a temporada mais espetacular de sua carreira em 2023/24. Ele foi protagonista constantemente em momentos decisivos pelo Real Madrid, marcando 24 gols em 39 partidas em diversas competições, conforme apurou o site da Agência Brasil.
Vini Jr. teve 48 pontos na votação, realizada por treinadores e capitães de seleções nacionais, jornalistas e torcedores. Em segundo lugar ficou o espanhol Rodri, com 43 pontos. O meia inglês Jude Bellingham ficou em terceiro, com 37 pontos. Veja a lista completa no site da Fifa .
Rafael Ribeiro/CBF
Vinicius Jr. é um dos destaques da Seleção Brasileira e vence o prêmio da FIFA
Logo após o anúncio oficial da Fifa, o presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues, parabenizou o jogador da Seleção pela conquista. "Parabéns ao Vini Jr, aos seus familiares e amigos pela conquista histórica. Ele merecia o título de melhor jogador do mundo mais que qualquer outro atleta por tudo que fez dentro e fora dos gramados", afirmou o presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues.
O Brasil volta a ter o melhor jogador do mundo depois de 17 anos. A última vez havia sido em 2007, quando Kaká foi agraciado. É a primeira vez, no entanto, que um brasileiro é premiado durante a era The Best, premiação criada pela Fifa em 2016. Antes, a premiação tinha outro nome e chegou a ser dividia com a “Bola de Ouro”, prêmio dado pela revista francesa France Football.
Marta ganha o "Marta"
A brasileira Marta, eleita seis vezes a melhor do mundo em anos anteriores, venceu em 2024 o prêmio de gol mais bonito do futebol feminino. Como uma coroação de uma carreira vitoriosa, ela conquistou um prêmio que traz seu nome. O primeiro Prêmio Marta da FIFA, criado para reconhecer o melhor gol do futebol feminino, foi conquistado pela própria, conforme divulgado no site da Fifa.
Duas semanas antes de disputar o Torneio Olímpico de Futebol Feminino de Paris 2024, a alagoana marcou o gol premiado: um chute certeiro da entrada da área, no ângulo, após driblar a zagueira com uma pedalada.
"Quero dizer que estou muito feliz com o resultado. Competir com todas essas craques… Foram gols fantásticos, e essa temporada foi maravilhosa também. [Estou] Mais feliz ainda em receber um prêmio que leva o meu nome. Sem dúvida, é uma honra muito grande, então quero agradecer a todos vocês", disse Marta.
Divulgação FIFA
O gol feito pela brasileira no amistoso contra a Jamaica, em junho, foi eleito o mais bonito do futebol feminino
Veja quem foram os premiados pela FIFA:
Melhor Jogador do Mundo: Vini Jr (Real Madrid)
Melhor Jogadora do Mundo: Aitana Bonmatí (Barcelona)
Melhor Goleiro do Mundo: Emiliano Martínez (Aston Villa)
Melhor Goleira do Mundo: Alyssa Naeher (Chicago Red Stars)
Melhor Técnico do Futebol Masculino: Carlo Ancelotti (Real Madrid)
Melhor Técnico do Futebol Feminino: Emma Hayes (Seleção dos Estados Unidos)
Prêmio Puskás: Alejandro Garnacho (Gol pelo Manchester United)
Prêmio Marta: Marta (Gol pela Seleção)
Prêmio de Torcedor: Gui (Torcedor do Vasco)
Troféu Fair Play: Thiago Maia (Internacional)