Sábado, 24 de Novembro de 2007, 10h:15 -
A
|
A
Futebol de salão ganha cada vez mais adeptos no Jorjão
AgCom
O futebol de salão é uma das modalidades preferidas pelas crianças que participam de atividades no Centro Popular de Cultura, Esporte e Lazer Jorge Antônio Salomão, o “Jorjão”, no Água Boa, já são 180 alunos. Durante a visita que o prefeito Laerte Tetila fez ao local ontem, várias crianças admitiram que o futebol de salão é o esporte preferido.
É o caso de Lincon MartinsBezerra, um palmeirense de 10 anos que escolheu jogar de goleiro no esporte. “Eu freqüento aqui desde o começo e é muito bom, eu gosto de ir no gol”, afirma o garoto. “O esporte além de divertir, incentiva as crianças a terem auto-estima e traz saúde”, disse o prefeito Laerte Tetila que também é palmeirense.
Outro palmeirense é o secretário municipal de Governo Wilson Biasotto, ele destaca que o esporte é uma fonte de virtude para as crianças. “O esporte as prepara para a vida, onde também terão que tomar decisões rápidas, ter alto controle, vencer desafios e conviver em sociedade”, defendeu o secretário.
Os amigos Mateus Kitagawa e Danilo Alves dos Santos vão treinar juntos todos os dias e gostam do que fazem. “Futebol é tudo”, diz Danilo. “Não dá para faltar”, concorda Mateus.
O vice-prefeito e secretário municipal de Infra-estrutura, Albino Mendes, que torce para o São Paulo, também vê vantagens no esporte. “O esporte incentiva o trabalho em grupo e isso com certeza ajudará as crianças em seu futuro”, explica Albino.
As meninas também começam a praticar o futebol de salão. É o caso de Tainara Salvino de Lima de 10 anos e de Larissa Paulo de 13 anos. As duas começaram a praticar futebol de salão inspiradas na jogadora “Marta” da seleção brasileira que brilhou nos Jogos Panameric anos do Rio de Janeiro este ano. “Ah, é muito bom jogar futebol! É um esporte que eu amo”, afirma Larissa. “Eu gosto de jogar de pivô”, acrescenta Tainara. “O esporte exerce fascínio sobre as crianças e isso é muito bom”, afirma o diretor-presidente da Fundação Cultural e de Esportes de Dourados e santista, Raul Verão.
Além do futebol de salão, o Jorjão oferece ainda voleibol para 3ª idade, escolinha de atletismo, escolinha de basquetebol e handebol para cadeirantes, futebol suíço, escolinha de xadrez, escolinha de tênis de mesa e aulas de alongamento, breack ou dança de rua entre outras atividades.
As inscrições para as atividades podem ser feitas no Centro de Cultura, Esporte e Lazer Jorge Antônio Salomão, mediante a apresentação de carteirinha de usuário que pode ser obtida gratuitamente. São necessários os seguintes documentos: uma foto 3x4, original do RG ou Certidão de Nascimento e comprovante de residência original (conta de água, telefone ou luz). O Centro fica na rua Itamarati esquina com rua Cafelândia no Jardim Água Boa, ao lado do Centro de Convivência do Idoso.
O Centro de Lazer conta com três piscinas, sendo uma infantil, uma para hidroterapia e outra semi-olímpica; duas quadras esportivas, campo de futebol society, quadra de vôlei de areia; salão para shows; estacionamento e outras dependências para a prática de esportes, realização de eventos culturais e lazer.
Este ano, o Centro Popular de Cultura, Esporte e Lazer Jorge Antônio Salomão (Jorjão) é administrado pela Prefeitura de Dourados através da Secretaria Municipal de Educação e da Fundação Cultural e de Esportes de Dourados (Funced).