Sexta-feira, 25 de Janeiro de 2008, 08h:40 -
A
|
A
GP2 começa nesta sexta em Dubai. Bruno Senna é favorito
Redação Capital News (www.capitalnews.com.br)
Acontece neste final de semana a estréia da Fórmula GP2 Ásia, em Dubai, nos Emirados Árabes. A categoria foi criada na esteira do sucesso da categoria original - a Fórmula GP2 - com o propósito de incrementar o automobilismo numa região onde novos e modernos autódromos se multiplicaram nos últimos anos, bem como atrair a participação dos pilotos locais. Um dos favoritos para esta temporada é o piloto Bruno Senna, da iSport, campeã em 2007, com o piloto Timo Glock, hoje na Toyota, na F-1.
O brasileiro se destacou na série de treinos livres realizados durante a semana. No último deles, Bruno foi o segundo mais rápido, ficando atrás somente do francês Romain Grosjean, da ART GP. Além dele, outros dois brasucas vão representar o país na competição: Alberto Valério, campeão sul-americano de Fórmula 3 de 2005, e Diego Nunes, que veio da Fórmula 3000 européia. Os dois, porém, não foram muito bem nos testes iniciais, marcando tempos intermediários.
Dubai será sede de quatro das 10 etapas do calendário – as demais serão na Malásia, Indonésia e Bahrein. Famosa por ser uma cidade marcada pelo ouro e pelos petrodólares, a capital dos Emirados causou admiração nos pilotos por sua infraestrutura e pela premiação em eventos esportivos.
- Foram promovidos torneios de futebol com a presença de clubes importantes da Europa e do Brasil, além de uma maratona com a maior premiação já paga em provas de longa distância. Os vencedores entre homens e mulheres ganharam cada 250 mil dólares de prêmio, quase 500 mil reais. E ainda havia bonificação de um milhão de dólares se o recorde mundial fosse quebrado. O etíope (Haile Gebrselassié) que ganhou a prova em duas horas, quatro minutos e cinqüenta e três ficou a apenas 27 segundos dessa bolada - comenta o brasileiro.
O formato da disputa obedecerá ao sistema do campeonato internacional. Nesta sexta, às 8 horas locais (seis horas à frente do horário de Brasília), os 26 pilotos entrarão na pista para 30 minutos de ensaios livres. A tomada classificatória, novamente em meia hora, será realizada das 11h às 11h30m. A largada para a primeira bateria está marcada para as 13h30, com duração de 42 voltas. Sábado, às 13h, os oito melhores da prova da véspera sairão em posições invertidas para as 28 voltas da corrida de fechamento do programa.
A parte técnica, no entanto, sofreu alterações. Os carros são os mesmos utilizados na Fórmula GP2 de 2005 até 2007 e que serão substituídos por uma nova geração a partir de 2008 na série principal. Os motores tiveram a potência reduzida de 600 para 500 cavalos, para facilitar a adaptação dos novatos.