O jogo da Seleção Brasileira contra a Venezuela pelas Eliminatórias da Copa do Mundo, que acontecerá na Capital no próximo dia 15 de outubro, deverá contar com a segurança de 600 policiais militares.
O comandante do 10º Batalhão da PM, tenente-coronel Francisco de Assis Ovelar, diz que o plano de ação de segurança já foi montado e será apresentado na quinta-feira (1º) para a Confederação Brasileira de Futrebol (CBF).
A segurança interna, fora do Estádio e nas ruas próximas será feita pela PM, já a segurança dos jogadores e árbitros será feita por 50 Policiais da Companhia Independente de Gerenciamento de Crises e Operações Especiais (Cigcoe).
Ovelar diz que mesmo com o jogo, o policiamento no restante da cidade não será interrompido. “O que vai acontecer é que mais policiais estarão trabalhando nesta ocasião para evitar que aconteçam ocorrências e garantir que todos possam prestigiar o evento com segurança”, afirma.
O trânsito será fiscalizado pela Companhia Independente de Polícia de Trânsio (Ciptran), que vai disponibilizar 70 policiais nas vias próximas do Estádio, sendo mais intenso o policiamento da Via Morena, avenida Costa e Silva e Interlagos, rua trindade e BR-163.
O tenente-coronel dá dicas para que não haja congestionamentos no dia do jogo. A recomendação principal é de que a população utilize transporte coletivos, como o ônibus. “Em volta do Morenão não haverá lugar para estacionar, a não ser nas vias secundárias e em um estacionamento especial na frente do Parque de Exposições Laucídio Coelho. Por isso nós orientamos que o público vá até o jogo com transportes alternativos, como ônibus ou táxi”, direciona Ovelar.
Grades de contensão serão colocadas ao redor do Morenão para coibir a entrada de pessoas sem ingresso ou descredenciadas, alem de impedir a ação de cambistas na área. O horário da partida deverá ser definido na reunião de quinta-feira. ( informações do MS noticias)
Por: Nadia Nadalon-estagiária (www.capitalnews.com.br)