Campo Grande 00:00:00 Domingo, 24 de Novembro de 2024



Esporte Domingo, 24 de Novembro de 2024, 13:29 - A | A

Domingo, 24 de Novembro de 2024, 13h:29 - A | A

Temporada da F1 2024

Max Verstappen conquista nas ruas de Las Vegas o Tetracampeonato da Fórmula 1

O piloto holandês terminou a frente do piloto Lando Norris para conquistar seu quarto título na F1

Viviane Nunnes
Capital News

Max Verstappen, da Red Bull, se tornou tetracampeão mundial seguido de 2021 até este ano de 2024 na Fórmula 1, como fez Sebastian Vettel, com uma corrida onde terminou no quinto lugar durante o fantástico Grande Prêmio de Las Vegas na noite de sábado(23), enquanto o pole position George Russell fez uma corrida impecavél e venceu nos EUA. O multicampeão Lewis Hamilton garantiu uma nova dobradinha para a Mercedes neste ano, espanhol Carlos Sainz, da Ferrari, completou o pódio.

Verstappen entrou no grande prêmio sabendo que tudo o que precisava fazer era manter o rival pelo título Lando Norris atrás dele para garantir outro título, o que ele conseguiu mantendo a posição na primeira curva e gradualmente se distanciando do piloto da McLaren.

O piloto holandês terminou onde largou no GP de Las Vegas, em quinto, mas isso foi tudo o que precisava para conquistar o campeonato, agora longe do alcance do rival da McLaren, Lando Norris, nas duas corridas do fim. Verstappen chegou aos 403 pontos, enquanto Norris tem 340.

“Que temporada. Quatro vezes. Obrigado a todos”, disse Verstappen pelo rádio após ser parabenizado pelo chefe da equipe, Christian Horner. “Foi um pouco mais difícil do que no ano passado, mas superamos e demos tudo”, completou.

Sexto em Las Vegas, Norris foi rápido em reconhecer a conquista de seu rival: “Por mais que doa um pouco, dizer parabéns não faz mal”, disse o piloto Inglês.

Divulgação F1

Max Verstappen conquista nas ruas de Las Vegas o Tetracampeonato da Fórmula 1

Verstappen conquista nas ruas de Las Vegas seu Tetracampeonato da Fórmula 1

A corrida em Las Vegas
Na frente desde a largada, Russell administrou sua corrida mesmo em condições frias e escorregadias nas ruas americana, mantendo Leclerc em ritmo acelerado nas primeiras voltas, este último tendo problemas com pneus como resultado daquela pressão inicial e depois teve que controlar os procedimentos depois disso.

Após a segunda parada de pit stops, Verstappen optou por não lutar quando as Ferraris chegaram na traseira de sua Red Bull nas últimas voltas, tanto Carlos Sainz quanto Charles Leclerc conseguiram passar antes da bandeira quadriculada. Hamilton se recuperou de um erro na classificação, que o deixou em 10º no grid, para abrir caminho no grid e apoiar seu companheiro de equipe Russell, cuja vitória marcou o primeiro triunfo da Mercedes desde o Grande Prêmio da Bélgica em julho.

Norris fez uma tentativa bem-sucedida de fazer a volta mais rápida nos momentos finais, ficando em sexto, e matematicamente saiu da disputa pelo campeonato, com seu companheiro de equipe Oscar Piastri cruzando a linha em sétimo após uma penalidade de tempo por uma largada falsa.

O piloto da Haas, Nico Hulkenberg, ultrapassou Yuki Tsunoda, da Red Bull, no final do que pode ser crucial para a acirrada batalha dos construtores pela P6, especialmente depois que o titular da segunda fila, Pierre Gasly, sofreu um abandono agonizante devido a problemas técnicos a bordo de seu Alpine.

Sergio Perez acrescentou um ponto à contagem da Red Bull em 10º, negando a Fernando Alonso, da Aston Martin, com o piloto da Haas, Kevin Magnussen, em 12º, à frente de Zhou Guanyu, da Kick Sauber, e da Williams de Franco Colapinto, que começou no pit lane após seu acidente assustador na qualificação.

Lance Stroll (Aston Martin), Liam Lawson (RB), Esteban Ocon (Alpine) e Valtteri Bottas (Kick Sauber) foram os últimos colocados, depois que Alex Albon se tornou o segundo a abandonar a corrida pela Williams devido a problemas técnicos.

A sequência final de corridas na temporada de 2024, já na próximo fim de semana de 29 de novembro a 1º de dezembro acompanhar no Circuito Internacional de Lusail o Grande Prêmio do Catar com direito a corrida Sprint.

Divulgação F1

GP de Las Vegas EUA - pódio 2024

George Russel depois da vitória no GP dos EUA em Las Vegas, ao lado de Sainz da Ferrari, na outra ponta o multicampeão Hamilton

 

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS