Mais uma vitória da Seleção Brasileira na Ásia encerrando a Data Fifa de junho. Nesta segunda-feira (6), o Brasil enfrentou o Japão, em Tóquio, e venceu por 1 a 0. Neymar, cobrando pênalti no segundo tempo, marcou o único gol do jogo. Ao contrário da goleada sobre a Coréia do Sul, desta vez o time do técnico Tite encontrou uma Seleção Japonesa retrancada, que impôs dificuldade para o sistema ofensivo brasileiro.
O Jogo
A Seleção Brasileira começou com movimentação do quarteto ofensivo. Logo aos dois minutos, Vinicius Jr balançou pela esquerda, serviu Neymar na área, o atacante passou de calcanhar e Paquetá fuzilou na trave direita japonesa. O Brasil manteve a pressão e aos dez minutos, Paquetá tabelou com Neymar, a bola sobrou na medida para Fred na entrada da área que bateu para fora. No ataque seguinte, em mais uma jogada de Neymar, Raphinha foi servido, soltou a canhota e Gonda defendeu.
A equipe do Japão ameaçou principalmente em bolas alçadas, como aos 21, quando Haraguchi cabeceou para fora. No entanto, a Seleção Brasileira foi quem seguiu dominando as ações ofensivas. Aos 26, Neymar finalizou de longe e o arqueiro Gonda evitou o gol brasileiro. Já aos 38, Raphinha arriscou de canhota e o chute passou perto. No fim da etapa inicial, Paquetá fez o lançamento para Neymar na grande área, o camisa 10 canarinho ajeitou para o pé direito, buscou o cantinho do gol japonês, mas Gonda pegou mais uma.
No segundo tempo, o Brasil continuou com o controle territorial da partida. Na altura dos sete minutos, Neymar recebeu o passe de Fred na área, chutou e a bola saiu desviada pela linha de fundo. Já aos 11, em jogada trabalhada de Neymar e Dani Alves, Raphinha foi servido e finalizou para fora. Os japoneses chegaram aos 26, em finalização de Ito por cima da meta de Alisson.
Até que aos 30 minutos, a Canarinho pressionou na área, Arana acertou a trave, e no lance Richarlison sofreu pênalti. Neymar foi para a cobrança, e com o estilo de sempre, colocou no fundo das redes, aos 32 minutos. Com o marcador em vantagem, o Brasil controlou o ímpeto do jogo, ficando com a posse e o técnico Tite aproveitou para rodar a equipe e manter a vitória.