Cesar Greco/Ag Palmeiras

Alecsandro (centro) marcou segundo gol palmeirense em Londrina neste domingo
A Série A do Campeonato Brasileiro entrou na reta final com a conclusão da 29ª rodada neste domingo e a briga pelo título está cada vez mais concentrada em Palmeiras e Flamengo. Primeiro e segundo colocados, respectivamente, os dois venceram na rodada e ainda contaram com o tropeço do terceiro colocado, Atlético-MG, para abrirem distância na frente.
De acordo com o site Chance de Gol, os dois primeiros dominam a possibilidade de título, com pouco mais de 93% de chances de que a taça acabe em São Paulo ou no Rio de Janeiro.
O levantamento foi feito de acordo com a análise do restante dos jogos de cada clube e levou em consideração também a briga pelas vagas na Libertadores 2017 e ainda contra o rebaixamento. Neste último critério, Santa Cruz-PE e América-MG, os dois últimos, estão virtualmente rebaixados, já que apenas possibilidades matemáticas os mantêm na primeira divisão.
Título
Neste domingo, o Palmeiras venceu o América-MG por 2 a 0, gols de Tchê Tchê e Alecsandro, e chegou aos 60 pontos na liderança do Brasileirão. Com uma vantagem de três pontos sobre o vice-líder, a possibilidade de título, segundo as contas, é de 78,3%. Já o Flamengo, que venceu o Santa Cruz-PE por 3 a 0, gols de Felipe Vizeu, Willian Arão e Marcelo Cirino, somando agora 57 pontos, tem 15% te terminar o campeonato na primeira posição.
Outros três times entram na conta do título, mas com possibilidades bem menores. O Atlético-MG, terceiro com 53 pontos, tem 3,5% de chances de terminar em primeiro, o Santos, com 51 pontos, 3,2% e o Fluminense, com 46 pontos, desprezíveis 0,02% de possibilidades de passar todos os cinco primeiros.
Libertadores
A disputa pelas seis vagas para o principal torneio continental de clubes ainda está aberta, mas quatro clubes, pelas contas, devem estar entre os classificados. Palmeiras, Flamengo, Atlético-MG e Santos tem chances quase totais de se classificarem. Depois vem o Fluminense com 64,1%, Corinthians com 42,1%, Botafogo com 34,1%, Atlético-PR com 31,4% e Grêmio com 25,4%.
Outros clubes aparecem com chances de terminar no G6, mas com possibilidades bem menores, como a Ponte Preta, com apenas 2,8% e até o Coritiba com 1,3%. Depois, apenas chances matemáticas menores que 1%.
Rebaixamento
A briga contra a queda para a segunda divisão parece perdida para dois times após esses 29 jogos. Santa Cruz com 99% e América-MG incríveis 99,98% devem mesmo retornar para a Série B, de onde saíram em 2015. O Figueirense, derrotado pelo Botafogo neste domingo por 1 a 0, tem agora 87,8% de chances de cair com seus 31 pontos. Ainda na zona de degola, o Internacional, com 33 pontos, tem 35,2% de disputar pela primeira vez a segunda divisão.
Fora do Z4, mas correndo risco considerável, estão Sport-PE com 26,1%, Vitória-BA com 21,9% e o São Paulo, outro que nunca disputou a Série B, com 11,3%. Ponte Preta, Chapecoense, Cruzeiro e Coritiba também aparecem nesta conta, mas com chance remota de queda.