O técnico da seleção brasileira masculina de handebol, Javier Garcia Cuesta, chegou nesta quarta-feira (20) à Campo Grande onde vai acompanhar de perto o desempenho dos atletas durante o Campeonato Brasileiro de Handebol Masculino Cadete. As partidas acontecem no Ginásio Avelino dos Reis, o “Guanandizão”.
O experiente treinador, que já comandou as seleções de Portugal, Egito e Estados Unidos, disputou quatro Olimpíadas, sendo uma como jogador, em 1972, em Munique, e três como treinador e diretor técnico. Em 1984, nos Jogos Olímpicos de Los Angeles, comandou os Estados Unidos; em 1992, nas Olimpíadas de Barcelona, dirigiu a Seleção da Espanha, onde ficou em quinto lugar, e em 1996, nos Jogos de Atlanta foi o técnico do Egito.
A competição começou na última terça-feira (19), na Capital, com a participação das equipes do Pinheiros/SP, ASHb/Sorriso/MT, PM Francisco Alves/Paraná, Comercial/MS, ADI/Slice/FME Itajaí/SC, Unimed/UEM/Maringá/PR, PM Betim/MG, Cascavel/C. Marista/PR, Col. Londrinense/Unifil/PR, FME/Campos/Wizard/RJ e Col. Castro Alves/ES.
Para Josimario Derbli, presidente da Federação de Handebol de Mato Grosso do Sul (FHMS), o torneio proporciona diversos benefícios, além do intercâmbio entre os atletas. “O principal retorno de um campeonato deste porte é em torno do aspecto de aprendizagem”, frisa. “O Brasileiro vem coroar um trabalho de longa data. Ele proporciona a população participar de forma direta e indireta da modalidade”, finaliza.
O Campeonato Brasileiro de Cadetes segue até o próximo sábado (23), a partir das 10 horas, quando serão realizados os jogos finais.