Após convocar dez jogadores com idade olímpica para o amistoso contra a Irlanda, no dia 6 de fevereiro, o técnico da seleção brasileira, Dunga, afirmou nesta terça-feira que continuará fazendo testes com atletas que podem disputar os Jogos de Pequim, em agosto.
As experiências podem, inclusive, invadir as eliminatórias para a Copa do Mundo da África do Sul. Em junho, o Brasil enfrenta Paraguai e Argentina, que ocupam as duas primeiras colocações do torneio classificatório.
"Em convocações anteriores, já tinha chamado jogadores com idade olímpica. É importante para irem ganhando experiência no ambiente da seleção. E teremos mais três jogos [um amistoso, em março, contra a Suécia, e os dois jogos das eliminatórias] para continuar observando jogadores que possam ser aproveitados em Pequim", disse o treinador da seleção.
Dos dez atletas sub-23 chamados por Dunga, apenas o lateral-esquerdo Marcelo, do Real Madrid, tem presença quase certa entre os titulares, já que nenhum outro jogador de sua posição foi chamado --Richarlyson, do São Paulo, pode ser improvisado no setor.
O goleiro Renan, o zagueiro Breno, o lateral-direito Rafinha, os volantes Lucas e Hernanes, os meias Thiago Neves e Anderson e os atacantes Alexandre Pato e Rafael Sóbis terão que lutar para conquistar espaço ou, pelo menos, alguns minutos.
"Eles estão convocados e com plenas condições de jogar. Dentro do possível vou colocar o máximo de jogadores para jogar", afirmou o técnico brasileiro, que alertou o grupo de olímpicos sobre o oba-oba que cerca essa geração.
"Eu ouço sempre que essa é a melhor safra. Sem dúvida nenhuma, são jogadores que têm qualidade e que podem jogar as Copas de 2010 e 2014. Mas precisam provar isso."