A 31ª rodada do Campeonato Brasileiro da Série “A” está sendo marcada pela “gangorra” apresentada pelas equipes que disputam ainda o título da competição e as vagas para a Libertadores a América. No outro extremo, na parte de baixo, a instabilidade dos times que estão “habitando” na zona do rebaixamento, cuja definição deverá ser praticamente na última rodada da competição.
A rodada passada foi marcada uma vez mais pelo baixo número de gols assinalados e desta feita foram 25, com a média de 2,7 tentos por partida. Outro fato que também chamou a atenção foi o número de empates pelo placar de um gol registrados. Ao todo foram quatro.
Agora restam mais sete rodadas e nelas estarão em jogo, 21 pontos.
O encerramento da rodada evidenciou a força dos dois times do futebol Mineiro que mantém a ponta na tabela de classificação.
O Cruzeiro ao empatar por um gol, fora de casa contra o Figueirense, uma vez mais encerrou a rodada na liderança da competição mantendo os sete pontos de vantagem, agora sobre o Atlético.
O Atlético, jogando no estádio Independência derrotou por 3 x 2 o Sport Recife e subiu para a vice liderança.
O Corínthians que havia iniciado a rodada na terceira colocação acabou perdendo a vaga no G4 e caiu para a 5ª colocação, ao empatar com o Palmeiras por um gol. O Verdão se manteve na 14ª posição ainda com risco de rebaixamento.
No outro clássico, disputado na Arena Amazonas, o Botafogo se manteve no Z4, mas não mais como lanterna da competição e a vitória por 2 x 1 contra o Flamengo deu sobrevidas para o time que agora está na 17ª posição.
O Fluminense derrotou no Maracanã o Atlético (PR), por 2 x 1 e manteve a ascensão na competição, ocupando agora a 6ª colocação.
O Santos foi á Chapecó onde empatou com o time local por um gol, se mantendo na zona intermediária;
Jogando em Curitiba, o time do “Coxa Branca” que havia deixado o Z4 na rodada passada, voltou para o incomodo grupo ao empatar por um gol contra o Grêmio, que distanciou um pouco dos cinco primeiros colocados.
Com o resultado, o Coritiba voltou a ocupar a 18ª posição com 33 pontos.
O rubro negro baiano respirou na rodada e deixou o Z4 ao fazer a lição de casa e derrotar o Criciúma por 3 x 1.
O Inter jogando em casa venceu o Bahia e voltou para o G4 enquanto que o tricolor baiano voltou a oscilar no Z4.
Após os jogos deste sábado (25), a situação nas duas pontas da competição é a seguinte: na parte de cima, o Cruzeiro lidera a competição com 61 pontos, seguido pelo Atlético 54; 3º lugar Inter, 4º lugar São Paulo e o Corinthians em 5º lugar, todos com 53 pontos.
No caso desse tríplice empate em número de pontos, a classificação está sendo pelo número de vitórias: Inter tem 16, São Paulo 15 e o Timão 14.
O Botafogo está na 17ª posição com 33 pontos; o Coritiba em 18º lugar com 33 pontos, o Bahia, na 19ª posição com 31 pontos e o Criciúma na lanterna com 30 pontos.
A tabela será complementada nesta segunda-feira (27) com o jogo isolado entre as equipes do São Paulo x Goiás, às 19h30 (MS), no Morumbi.