O golaço marcado por Marcelo Moreno, a vitória de virada diante do Fluminense, por 2 x 1 e os 80 pontos somados ao longo das 38 rodadas do Campeonato Brasileiro da Série A, justificaram plenamente o título de bicampeão do Cruzeiro, que coroou com brilho a excelente campanha realizada ao feito da temporada.
Afinal de contas foram 80 pontos, pontuação essa que passa a ser um novo recorde desde a primeira edição da competição por pontos corridos.
Foram dez pontos a mais que o segundo colocado, o São Paulo. Número esse que significa três rodadas de vantagens do time que agora é tetracampeão brasileiro: 1.966, 2003, 2013 e 2014.
ÚLTIMA RODADA
A última rodada da competição foi marcada pelo “tradicional” choro por parte de alguns atletas, dos torcedores e da briga formada pelos torcedores do Vitória.
Nela, ficaram definidos os outros dois times que fariam companhia ao Criciúma e ao Botafogo, que antes mesmo de a bola rolar neste fim de semana, estavam com os seus destinos futebolísticos traçados.
Na gangorra, estavam o Palmeiras, Bahia e o Vitória. O primeiro jogando em casa contra o Atlético (PR), conseguiu se salvar ao empatar por um gol. Os outros dois, não tiveram a mesma sorte e despencaram.
A rodada que marcou o encerramento da temporada do futebol brasileiro manteve a baixa média de gols registrada ao longo da competição. Nela por exemplo, foram assinalados 26 gols, com a média de 2,6 por partida.
Fred do Fluminense foi o artilheiro, com 18 gols, seguido por Henrique do Palmeiras, com 16 e Marcelo Moreno, do Cruzeiro, com 15 gols.
A última rodada começou sábado (6), com dois jogos e neles, a busca pela vaga restante na fase de grupos da Libertadores: Corinthians e Internacional disputavam a mesma, com o time grená levando a vantagem de uma vitória a mais.
O Timão jogava em casa diante da torcida e contra o último colocado na competição: Criciúma. Teoricamente certeza da vitória. O Inter jogaria fora, no Orlando Scarpelli, contra o Figueirense, jogo mais difícil.
Sem problemas os favoritos venceram, com as calças nas mãos, ambos pelo mesmo placar: 2 x 1. Com isso, o Inter ficou com a 3ª colocação se garantiu na fase de grupo na Libertadores e o Timão entrará na pré-fase de grupo.
DOMINGO
As emoções continuariam domingo (7), o dia do futebol. Nele, os já tradicionais “chororô”.
O Palmeiras jogando em casa contra o Atlético (PR) se livrou do rebaixamento ao empatar por um gol.
No Barradão, o Vitória acabou perdendo para o Santos por 1 x 0 e caiu para a Segundona. No fim do jogo, a torcida se revoltou e tentou agredir alguns jogadores.
Na Arena de Curitiba, o “Coxa” até que levou um susto ao começar perdendo por 2 x 0,mas teve força para virar contra o Bahia a quem derrotou por 3 x 2, “empurrando” também o time baiano para a Segundona.
DEMAIS JOGOS
Os demais jogos foram apenas para o cumprimento da tabela, mesmo porque os seus participantes não aspiravam nada em termos de vagas para a Libertadores e nem corriam o risco de rebaixamento.
O Grêmio jogando em casa empatou por um gol contra o Flamengo; Goiás 4 x 2 na Chapecoense; Botafogo 0 x0 Atlético (MG) e Sport 1 x 0 São Paulo.
CAÍRAM
Completada a rodada e feita a somatória da pontuação, os times que disputarão a Segunda Divisão em 2015 serão: Botafogo, Bahia, Vitória e Criciúma.
SUBIRAM
Integrarão a Série “A” de 2015, as equipes do Joinville, Avaí, ambos de Santa Catarina que terá quatro representantes (Figueirense e Chapecoense), mais a Ponte Preta – quinta equipe paulista na competição (Corinthians, Santos, Palmeiras e São Paulo são os demais) e o Vasco da Gama, terceiro time carioca que entrará no “lugar” do Botafogo.