Terminou a primeira das quatro séries do Campeonato Brasileiro e com um campeão invicto. O Volta Redonda-RJ goleou o CSA-AL por 4 a 0 e conquistou o título da Série D de forma invicta. Os dois times, mais o Moto Club-MA e o São Bento-SP, garantiram vaga na Série C em 2017. Representantes do Mato Grosso do Sul, o Comercial caiu ainda na primeira fase e o Sete de Dourados foi eliminado na segunda, pelo Fluminense de Feira-BA.
Após o empate sem gols em Maceió, os dois times foram pra campo no Estádio Raulino de Oliveira sabendo que o vencedor ficaria com a taça. Empurrado pelo torcedor, o Voltaço passou a dominar as ações a partir dos 15 minutos e não deu chances ao adversário. Aos 26, Dija Baiano tocou com sutileza na saída de Pantera e abriu o placar. Cinco minutos depois, Marco Junior apareceu livre na área e, de cabeça, fez 2 a 0. Ainda na primeira etapa, David Batista não perdoou a falha do goleiro e ampliou para 3 a 0.
O domínio dos mandantes continuou na etapa final. Aos 13, sem goleiro, Michel Cury acertou o travessão e perdeu a chance de ampliar ainda mais a vantagem. O CSA respondeu em seguida, mas o chute de Bismarck bateu na rede pelo lado de fora. Quem não desperdiçou a oportunidade de marcar mais uma vez foi Marco Junior. O meia balançou as redes pela segunda vez e fechou a goleada por 4 a 0.
Para ser campeão, o Volta Redonda jogou 16 vezes, venceu dez e empatou as seis restantes. Na primeira fase foi o primeiro colocado do Grupo A12 com 14 pontos dos 18 que disputou. Na fase seguinte, enfrentou o URT-MG e empatou fora de casa sem gols e venceu a volta por 2 a 0.
Nas oitavas de final enfrentou o Anápolis-GO e passou com vitória por 2 a 1 em Goiás e empate sem gols em casa. Em seguida, enfrentou o Fluminense de Feira nas quartas e venceu os dois jogos, 3 a 2 e 2 a 1 garantindo vaga na semi e o acesso. Para chegar à final, disputou vaga com o Moto Club, emtapou em São Luiz-MA em 1 a 1 e venceu em casa por 3 a 1.