O assessor técnico da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), Ricardo Cotta, participa nesta quinta-feira (13), na Federação da Agricultura e Pecuária do MS (FAMASUL). Cotta do encerramento do programa Empreendedor Rural em Mato Grosso do Sul. A palestra do assessor está marcada para 9h30, no auditório da instituição. Temas como trabalho e qual a tendência do mercado para o agronegócio serão discutidas por Cotta, que fará a palestra Magna do evento.
O programa Empreendedor Rural (PER) é fruto de uma parceria entre CNA, SENAR e Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), com a participação de entidades locais, o programa busca estimular o empreendedorismo no campo, incentivando a implementação de projetos rurais e ensinando os produtores a avaliar a viabilidade e a sustentabilidade econômico-financeira e ambiental de cada um deles.
O PER é dividido em três etapas distintas. Na primeira, os produtores recebem treinamento sobre a estrutura e o desenvolvimento de um projeto, com base no conhecimento de cada um. É nessa fase que os produtores também aprendem a avaliar a viabilidade e a sustentabilidade de seus projetos no médio e longo prazos.
Quem passa nos testes de viabilidade entra para a segunda fase, de implementação efetiva dos projetos. Nesse momento recebe treinamento, por exemplo, sobre como trabalhar em grupos para potencializar as chances de implementação desse projeto, criando uma central de armazenagem comum, organizando grupos para demandar a melhoria de uma estrada local no poder público, entre outros.
A terceira fase se caracteriza pela seleção e pela formação de lideranças, agregando o conceito de "capital social" ao segmento rural. A iniciativa teve início no Paraná, por meio de uma parceria entre as administrações regionais do SENAR e o Sebrae naquele estado. A capacitação dos produtores rurais é feita com cursos ministrados por instrutores treinados nos estados. Mato Grosso do Sul esteve entre os Estados que se interessaram em participar do piloto do programa.
O Programa Empreendedor Rural começou a ser implantado, em Mato Grosso do Sul, em junho de 2006, e, ao todo, dez turmas participaram do programa-piloto. Os municípios beneficiados foram Amambai, Aparecida do Taboado, Camapuã, Campo Grande, Deodápolis, Itaporã, Jardim (que recebeu também participantes de Bonito, Guia Lopes da Laguna e Nioaque), Ponta Porã, Rio Verde e Santa Rita do Pardo. Depois, o programa foi implantado também em Três Lagoas, Dourados e Maracaju.