Campo Grande 00:00:00 Sexta-feira, 10 de Janeiro de 2025


Eventos Quarta-feira, 23 de Julho de 2008, 09:21 - A | A

Quarta-feira, 23 de Julho de 2008, 09h:21 - A | A

Famasul e Senar lançam projeto \"Administrar\" nesta quarta-feira

Da Redação

O projeto “Administrar”, que integra o programa “Sanidade Sem Fronteiras”, será lançado nesta quarta-feira, 23, às 14h, no auditório da Federação de Agricultura e Pecuária de MS (FAMASUL). O projeto levará aos produtores e comunidades rurais noções de planejamento das atividades produtivas e capacitação para tomada de decisões a partir do levantamento das informações da propriedade.

O “Administrar” é a terceira etapa do “Sanidade Sem Fronteiras”, que faz parte do bem-sucedido programa “Sanidade Animal”, desenvolvido pela FAMASUL e SENAR-AR/MS, que inclui ainda o “Projeto Registrar”, no qual os criadores são orientados a anotar todas as informações das propriedades rurais, como compra e venda de gado e número de animais vacinados. Nesse período, foram formadas 21 turmas, com 414 produtores rurais, que aprenderam a usar a caderneta para controlar o rebanho.

Desde 2007, foram formados 901 agentes de saúde animal e 422 em Educação Sanitária. As palestras e o teatro mobilizaram 2.245 pessoas em Mundo Novo, Eldorado, Japorã, Itaquiraí e Iguatemi. O Senar também promoveu 64 Dias de Campo, com a participação de 2.440 produtores rurais. Nesses dias, eles trabalharam também 25.157 animais.

Através do programa, foram vermifugados 23.600 bovinos, vacinados contra carbúnculo 11.200, contra brucelose 1.050 e 21.300 animais foram vacinados contra aftosa.

Seis passos compõem a aplicação do “Administrar”: Inventário da propriedade; Exploração Econômica, Lançamentos (livro caixa), Tabulação; Planejamento Anual e Análise Financeira.

O “Sanidade Sem Fronteiras” é desenvolvido pela FAMASUL, Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – Administração Regional (SENAR-AR/MS) e Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA). O programa tem como parceiros o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Produção e Turismo (SEPROTUR), Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural (Agraer),Conselho Nacional da Pecuária de Corte (CNPC) e Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal (IAGRO). (Fonte: Famasul)
.

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS