As mineradoras MMX e Rio Tinto, ambas com filiais no município de Corumbá, fecharam participação na Expo-MS Industrial, que será realizada pela Fiems – Federação das Indústrias de Mato Grosso do Sul - de 27 a 31 de maio, no Centro de Convenções e Exposições Albano Franco, em Campo Grande.
Segundo o presidente em exercício da Fiems, Alonso Resende do Nascimento, a participação dessas duas grandes empresas reforça a importância da Feira como um evento direcionado à realização de negócios.
“O fato de a Expo-MS Industrial atrair empresas do porte da MMX e Rio Tinto comprova que a Feira será também uma grande vitrine para as indústrias estaduais mostrarem o que elas representam na geração de divisas para Mato Grosso do Sul”, avalia Nascimento.
Destaque
A MMX Atua nas áreas de mineração, metálicos e logística, e sua principal vocação são projetos de recursos naturais no Brasil, contando com sistemas integrados que compreendem desde a extração do minério de ferro, passando por sua transformação em produtos de maior valor agregado como ferro-gusa, HBI e aço, até a entrega final do produto ao cliente, em qualquer lugar do mundo.
A MMX conta com três unidades de produção com logísticas independentes: o Sistema MMX Corumbá, o Sistema MMX Amapá e o Sistema MMX Minas-Rio. O Sistema MMX Corumbá iniciou a produção de minério de ferro em dezembro de 2005, enquanto os Sistemas MMX Amapá e Minas-Rio se encontram em fase final de análise das sondagens das minas já adquiridas, de detalhamento dos projetos logísticos e de estudos ambientais.
Já a Rio Tinto Brasil, subsidiária do grupo de mineração anglo-australiano Rio Tinto, iniciou as atividades no País em 1971 e, a partir da década de 80, investiu e desenvolveu operações em três minas: uma de ouro, em Paracatu (MG), outra de níquel, em Fortaleza de Minas (MG), e uma de minério de ferro, em Corumbá (MS).
Em 2004, em função de uma reorganização mundial dos seus ativos, a empresa se desfez das operações de níquel e de ouro no Brasil, concentrando esforços na mina de ferro. Hoje, além da mina em Corumbá (MS), a Rio Tinto opera a Transbarge Navegación S/A (TBN), com sede em Assunção (Paraguai), que realiza o transporte fluvial do minério de ferro da empresa pelos rios Paraguai-Paraná até a Argentina.
Balanço
Levantamento da coordenação da Feira revela que até ontem (04/03) a Fiems já comercializou quase 62% dos 190 estandes disponibilizados, ou seja, 117. Apenas no coquetel de lançamento oficial da feira de negócios, realizado no dia 21 de fevereiro, foram fechadas as vendas de 68 estandes, conforme o coordenador do evento, Bergson Henrique Amarilla.
A expectativa da Fiems é que sejam vendidos, até a primeira quinzena de março, os 190 estandes do Albano Franco para abrigar expositores dos vários setores produtivos do Estado. Na avaliação de Bergson Amarilla, o sucesso de vendas de estandes para a Feira pode ser creditado à proposta do evento.
“A Feira chega para atender as expectativas e demandas dos empresários do Estado”, analisa o coordenador da Expo-MS Industrial, revelando que o número de estandes comercializados vai aumentar no decorrer dos próximos dias, pois as negociações com os interessados estão avançadas.
Além da participação MMX e Rio Tinto, já estão confirmadas as presenças de representantes do Banco do Brasil, Sebrae/MS, VCP, Avanti-Fios, Fatex, Corttex Tecelagem, G & L Confecções, Sun Fish Bolsas, Camargo & Cia, Gawbles Camisaria, República Universitária, Bumerang, Di Classe Confecções, Brasrafia, Tip Top, IMB Têxtil (meias Puket), Universo Intimo, Kriswill (uniformes, bonés e bolsas), Agosto Confecções, Pano de Rede, Tubo Tex, Klin Calçados Infantis, Sudrat, D’Itália, Universo Íntimo Indústria e Comércio de Vestuário, entre outras.
A Feira
A Expo-MS Industrial, que será apresentada aos empresários do Estado de São Paulo no próximo dia 14 de abril, na sede da Fiesp (Federação das Indústrias de São Paulo), em São Paulo (SP), vai inserir pela primeira vez no Estado o conceito de evento destinado exclusivamente a negócios, tendo como foco principal a divulgação e valorização da produção local, evidenciando todo o potencial, qualidade e diversidade para os mercados interno, nacional e internacional.
Entre os principais diferenciais da Expo-MS Industrial para fomentar o setor está a participação de empresários, fornecedores, compradores, atacadistas e parceiros do desenvolvimento sustentável do Estado, do País e do Mercosul.
Além disso, os participantes terão disponível a informação sobre crédito e linhas de financiamento especiais oferecidas à indústria e eventos paralelos, como seminários e palestras, e reuniões permanentes do CDI (Conselho de Desenvolvimento Industrial). (Da Assessoria)
Acesse: www.expomsindustrial.com.br