Campo Grande Sexta-feira, 26 de Abril de 2024


Casa e Decoração Sábado, 09 de Maio de 2020, 12:36 - A | A

Sábado, 09 de Maio de 2020, 12h:36 - A | A

Coluna Casa e Decoração

Aprenda a fazer móveis de madeira em casa e incluí-los na decoração

Por Letícia Emori

Da coluna Casa e Decoração
Artigo de responsabilidade do autor

A madeira é uma ótima base para diferentes estilos de decoração

Divulgação

ColunaCasaEDecoração

Construir suas próprias peças de madeira em casa pode ser uma atividade muito interessante, servindo como estímulo para criatividade e estratégias de planejamento. A montagem pode, inclusive, ser feita por mais de uma pessoa, criando o momento perfeito para integrar os outros membros da família. Diferentemente do que muitas pessoas pensam, criar os próprios móveis não é uma atividade tão complexa assim – basta pesquisar, reunir os materiais e as ferramentas corretas e colocar a mão na massa.

A dica principal é começar com projetos mais simples para, depois, tentar construir peças mais complexas. Entre os itens que podem ser construídos facilmente estão os nichos e as prateleiras, que demandam poucos materiais e são uma ótima maneira de começar. Já entre as peças de nível mais avançado estão as cadeiras e mesas, que, apesar de mais trabalhosas, podem ser projetadas de maneira prática de acordo com os conhecimentos de quem está construindo.

Na hora de procurar o material ideal para o móvel, é possível encontrar pedaços e tábuas de madeira já cortados em lojas de material de construção, que são vendidos a preços baixos. Também é possível comprar o material em lojas de atacado, caso a ideia seja realizar a construção de vários móveis, sendo necessário adquirir uma quantidade maior de madeira. Caso seja necessário modificar o tamanho de alguma das tábuas, basta utilizar uma ferramenta adequada, como a serra tico-tico, para alterar a medida da madeira, fazendo com que ela fique adequada para o projeto.

Além de móveis, outros itens podem ser produzidos em casa tendo madeira como matéria-prima. O pallets de madeira, por exemplo, deixam o ambiente aconchegante e com clima rústico, e podem ser usados, tanto como base para o sofá, quanto para a cama. Placas de madeira finas ficam lindas na decoração, servindo como porta-retrato ou base para quadro de recados. Para quem gosta de um ambiente com estilo moderno, as peças de madeira transformam o local, quando incluídas em um ambiente com cores neutras e vidro, seguindo uma tendência minimalista. Acrescente algumas plantas à decoração, para deixar o ambiente mais aconchegante e criar pontos de cor.

Para quem prefere um estilo mais despojado de decoração, o importante é brincar com as cores. As peças de madeira podem ganhar algumas demãos de tinta colorida, deixando o local vivo e alegre. Claro, é preciso cuidado para que o resultado fique leve, e não sobrecarregado e confuso. Para isso, acrescente itens em cores neutras e sóbrias, balanceando com o resto dos móveis.

 

 

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS