Após diversas noticias negativas sobre um assunto que diretamente não está sob a responsabilidade da empresa ALL (America Latina Logística), na questão da operação da malha ferroviária do Mato Grosso do Sul, em atividade de trens de passageiros, a empresa explica em nota que detém a concessão para o trem de cargas. Já a operação do trem de passageiros é feita por outra empresa, a Serra Verde Express.
Durante esta semana a empresa foi muito criticada e até receberá uma ação que foi protocolada no MPF (Ministério Público Federal) na quarta-feira (11), pelo senador Delcídio do Amaral (PT) e o deputado estadual Paulo Duarte (PT), solicitando a cassação do contrato de concessão da ALL, que é detentora dos serviços públicos de transporte ferroviário no trecho que liga Corumbá e Ponta Porã, no MS, a Bauru, em São Paulo. “Se a manutenção estivesse sendo feita, como define o contrato de concessão, os trilhos estariam em perfeito estado para receber não só o transporte de carga que a ALL diz que é responsável, bem como o transporte de passageiros”, argumentou Duarte.
A empresa explica ou ratifica, que detém a concessão da ferrovia para o transporte de cargas no Mato Grosso do Sul e outros cinco estados brasileiros, e fez um Contrato Operacional Específico firmado com a operadora turística Serra Verde Express, por meio do qual assumiu os compromissos de dar àquela operadora direito de passagem em sua malha, no trecho compreendido entre Campo Grande e Miranda.
Assim a ALL, aponta aindaque o traçado turístico em operação atualmente, realizado pela Serra Verde e não pela ALL, que corresponde a Campo Grande, Aquidauana e Miranda, tem um tempo de deslocamento médio de 8 horas e a operação é apenas em dois finais de semana por mês, devido a baixa demanda de passageiros. Dado este cenário, uma eventual operação até Corumbá, como vem sendo criticado, necessitaria de um estudo completo de viabilidade que justifique a circulação e este serviço disponibilzado.
Trabalho sendo realizado dentro do contrato
Segundo, a empresa é realizado investimentos constantes em toda a extensão da malha no Mato Grosso do Sul. “Os investimentos tem foco no aumento da segurança e da produtividade, para assegurar o crescimento de volume na movimentação de cargas com origem ou destino ao Estado”, aponta nota.
Investimentos - De 2006 a 2011, os investimentos da ALL no Estado de MS, malha que compreende 900 Km de Três Lagoas à Corumbá, ultrapassaram R$1 bilhão, voltados principalmente para a substituição de trilhos e dormentes, instalação de detectores de descarrilamento ao longo da malha e implantação de tecnologia de ponta, como os computadores de bordo instalados nas locomotivas para auxiliar os maquinistas na condução do trem.