Na manhã desta quarta-feira (25), os ministros da Agricultura do Brics, grupo composto por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul, iniciaram no EcoSesi, Observatório Socioambiental, localizado no município de Bonito (MS), a 9ª Reunião com o objetivo de debater a inovação tecnológica na agropecuária no contexto de aumento da população mundial e da demanda por alimentos.
- Saiba mais
- Reunião da BRICS põe MS no centro da discussão agropecuária
- “Inovação tecnológica, sustentabilidade e segurança alimentar” são pautas do grupo Brics em Bonito
- Em carta, representantes do Brics apoiam agricultura sustentável
- Bonito sediará encontro internacional de Ministros da Agricultura do Brics
- Mato Grosso do Sul é vitrine em sustentabilidade, afirma Jaime Verruck
- Ministros que compõem o Brics chegam ao Brasil
- Presidente da Famasul entrega relatório econômico a ministros do Brics
Segundo a assessoria, antes de iníciar a reunião, o diretor de comunicação e marketing do Sistema Fiems, Robson Moreira, apresentou aos ministros dos cinco países a estrutura do EcoSesi Bonito, que foi inaugurada em 2013 e conta com uma área de 40 hectares, onde foram construídos um laboratório socioambiental, recepção, alojamentos, vestiários, chalés, espaço gourmet, apartamentos, piscina, observatório e estacionamento para visitantes. Desde 2017, o EcoSesi Bonito conta com uma planta de geração de energia fotovoltaica, produzindo até 50% da energia utilizada pelo espaço.
Ao todo, foram instaladas 180 placas fornecidas pela empresa canadense Canadian Solar, que é atualmente a fabricante líder de módulos solares no mundo, devidamente certificadas pelo Inmetro. As placas fotovoltaicas estão fixadas em estruturas metálicas, cravadas diretamente ao solo, formando um imenso painel azulado, em uma área que ocupa cerca de 400 m².